• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 22:28:08 -03

    Programa da TV Cultura leva música erudita ao meio-dia do domingo

    GISLAINE GUTIERRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    31/05/2015 02h30

    O maestro Júlio Medaglia tinha 22 anos de idade quando subiu ao palco do Theatro Municipal de São Paulo para seu primeiro concerto de peso como regente profissional e para fazer história, exibindo uma obra do barroco mineiro da qual se desconhecia a existência.

    O ano era 1960, e Medaglia era uma das atrações do "Concertos Matinais Mercedes-Benz", programa de sucesso da TV Tupi. Até 1963, a emissão levou ao ar, ao vivo, todos os domingos, as récitas realizadas no Theatro.

    Divulgação
    o maestro Júlio Medaglia durante gravação do Concertos Matinais, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O maestro Júlio Medaglia durante gravação do "Concertos Matinais", no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer

    Neste domingo (31), às 12h, Medaglia volta a participar do "Concertos Matinais". Não o da extinta TV Tupi, claro, mas um homônimo da TV Cultura, que agora passa a exibir o material do seu acervo de música erudita comentado pelo maestro paulistano.

    "Naquela época, o Municipal ficava lotado, e quatro locutores faziam, em idiomas diferentes, a transmissão ao vivo", recorda Medaglia. "Na cidade, todo mundo comentava sobre o programa, e a TV tinha um certo feitiço."

    Na ocasião, regeu a "Missa" de Lobo de Mesquita (1746-1805) com a Orquestra de Câmara de São Paulo e coro.

    O novo "Concertos Matinais" pretende "resgatar a tradição de levar ao ar a música clássica aos domingos", afirma José Roberto Walker, diretor do programa e de projetos especiais da TV Cultura.

    Segundo Walker, serão privilegiadas obras mais "fáceis de ouvir pela primeira vez", incluindo trechos de peças sinfônicas, recitais e óperas.

    A ideia é que os comentários sejam informativos, breves, e não abordem questões técnicas. O foco serão as obras e seus compositores. "Quero provocar ao máximo a curiosidade do telespectador, sem ser chato", diz o maestro.

    Na estreia, Medaglia vai falar de óperas alemãs, brasileiras e italianas, exibindo trechos de, respectivamente, "Lohengrin", de Richard Wagner (1813-1883), "Lo Schiavo", de Carlos Gomes (1836-1896), e "L'Elisir d'Amore", de Dozinetti (1797-1848).

    O programa levará ao ar também a composição "O Trenzinho do Caipira", de Villa-Lobos (1887-1959), tocada pela Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã.

    Será apresentado, ainda, um pouco da "Sinfonia nº 1", de Beethoven (1770-1827), com a Orquestra Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen, e "Marcha Rákóczi" com o pianista tcheco Josef Bulva.

    Com um pé no universo popular, o programa mostrará trechos das trilhas sonoras do norte-americano John Williams compostas para os filmes "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), "Tubarão" (1975) e "Jurassic Park" (1993).

    NA TV
    CONCERTOS MATINAIS
    ESTREIA Dom. (31), às 12h, na TV Cultura

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024