• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 02:09:23 -03

    Mulheres em Hollywood são 4,5 anos mais novas que homens, diz estudo

    GABRIELA SÁ PESSOA
    DE SÃO PAULO

    02/06/2015 15h43

    A atriz Maggie Gyllenhaal levantou mais uma questão no debate sobre diferença de gênero na indústria do cinema quando revelou, na semana passada, que foi rejeitada para um papel por ser "velha demais".

    "Tem coisas que são decepcionantes em ser uma atriz de Hollywood, que me surpreendem o tempo todo", disse ela à revista "The Wrap".

    "Tenho 37 anos e me disseram recentemente que eu era velha demais para ser a amante de um homem que tinha 55. Foi chocante para mim. Eu fiquei mal, depois fiquei irritada e depois achei engraçado."

    A diferença de idade de 17 anos entre Maggie e o personagem que seria o seu par está distante da média de Hollywood: 4,5 anos.

    O dado é de uma pesquisa divulgada nesta segunda (1º) pelo roteirista e produtor britânico Stephen Follows, que mantém um site de dados sobre a indústria cinematográfica.

    "Acompanhando o que aconteceu, recebi diversos pedidos de leitores para levantar esses números e observar se há uma diferença histórica entre homens e mulheres em filmes românticos", disse Follows.

    A resposta foi: sim. Apesar das oscilações – em 1988, por exemplo, a diferença etária foi de 0,6 ano –, desde 1984 a regra no cinema americano tem sido apenas contar histórias de amor sobre casais em que o homem é sempre mais velho do que a mulher.

    Ele analisou 422 comédias românticas que faturaram mais de US$ 1 milhão nos Estados Unidos de 1984 a 2004.

    Nas três décadas estudadas, apenas duas mulheres, em ao menos quatro filmes, eram mais velhas do que seus pares: Goldie Hawn (oito meses) e Sandra Bullock (um ano e quatro meses).

    Na contramão, a diferença mais gritante foi em "Feitiço do Rio" (1984), em que Michael Caine, então com 51 anos, foi o par romântico de Michelle Johnson, aos 18.

    Quando o filme é dirigido por uma mulher, a diferença de idade entre personagens masculinos e femininos é ligeiramente menor. Isso, porém, aconteceu em apenas 12% dos casos.

    O dado é similar ao de um estudo da Universidade de San Diego, que aponta que 93% das produções analisadas não tiveram nenhuma mulher diretora na equipe, e apenas 9% foram comandadas por uma mulher.

    Essa mesma pesquisa afirma que a maioria das personagens femininas em Hollywood têm entre 20 e 40 anos (53%). Curiosamente, é a mesma proporção de papéis vividos por atores com mais de 40 anos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024