• Ilustrada

    Tuesday, 23-Apr-2024 09:36:20 -03

    Procure Saber abandona debate sobre biografias não autorizadas

    DE SÃO PAULO

    04/06/2015 18h50

    A associação Procure Saber, que reúne artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, desistiu da discussão sobre biografias não autorizadas –o Supremo Tribunal Federal julgará o caso na quarta (10).

    "Estamos fora do assunto desde a saída de Roberto Carlos", diz Paula Lavigne. O grupo era a favor de autorização prévia da família de biografados antes da publicação de livros sobre suas trajetórias.

    Roberto Carlos, por sua vez, poderá participar do julgamento sobre biografias não autorizadas como "amicus curiae" – ou parte interessada no processo.

    Para participar do julgamento, Roberto criou em 2013, logo após deixar o Procure Saber, uma entidade chamada Instituto Amigo.

    André Durão/UOL/Avener Prado/Folhapress
    O cantor Roberto Carlos fala sobre show em navio; à esq. o escritor Paulo Cesar de Araújo é entrevistado no "Roda Viva"
    O cantor Roberto Carlos fala sobre show em navio; à esq. o escritor Paulo César de Araújo é entrevistado no "Roda Viva"

    Em 2014, Caetano Veloso gravou um vídeo em que explicava as prioridades da associação e que, naquele momento, a questão das biografias não era uma das prioridades do grupo.

    "Nunca fui pela exigência de autorização para que biografias fossem publicadas, mas prometi não atrapalhar -e até ajudar- meus amigos que não pensam assim. Terminei descobrindo quantas razões eles tinham para ter a postura crítica da lei liberadora sumária que acabou sendo adotada", disse então o cantor.

    Ele diz, no entanto, que essa não é uma das prioridades do grupo no momento. As preocupações do Procure Saber estão mais ligadas ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e "questões trabalhistas", como afirma o músico.

    Desde então, o Procure Saber centrou sua atuação em três principais áreas: a regulamentação da lei do Ecad, aumentar arrecadação de direitos autorais na internet e as leis trabalhistas que regem o dia-a-dia dos músicos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024