• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 17:10:25 -03

    Mestre do butô, japonês mescla dança com músicas de Hendrix

    IARA BIDERMAN
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    06/06/2015 02h05

    "Butô não é dança." "Eu odeio o Japão." Se você, como muitos, acha o butô difícil de entender, é melhor não fazer perguntas para Ko Murobushi, porque vai ouvir respostas como estas.

    Considerado um dos grandes nomes do estilo, que mistura a cultura tradicional japonesa com movimentos da vanguarda ocidental do século 20, Murobushi fala como quem não veio para explicar. E ele não veio mesmo.

    "Não sei se o público vai entender minhas ideias ou odiar o que ver. Porque as pessoas esperam da dança harmonia, 'timing', e isso eu não faço. Quero algo novo, estranho", diz ele à Folha.

    O coreógrafo está no Brasil pela terceira vez, para apresentar dois trabalhos: "Dança Entusiástica sobre o Túmulo" e "Faux Pax" (Deslize) –mas está em cena apenas neste último.

    Divulgação
    Cena do espetáculo de butô "Dança Entusiástica sobre o Túmulo", de Ko Murobushi
    Cena do espetáculo de butô "Dança Entusiástica sobre o Túmulo", de Ko Murobushi

    Murobushi faz uma espécie de "butô on the rocks", em que usa músicas como a de Jimmy Hendrix para criar sua dança, que aprendeu com um dos pais do estilo, Tatsumi Hijikata (1928-86).

    Além de Hendrix, o coreógrafo cita, entre suas inspirações, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) e o bailarino russo Vaslav Nijinsky (1889-1950), que renovou a dança da época. "Ele tentou fazer um novo balé e escandalizou a sociedade europeia", diz Murobushi, que procura a mesma renovação.

    O tema da primeira obra que ele apresenta em São Paulo pode ou não escandalizar, mas não deixa de ser paradoxal: três homens dançam com vivacidade sobre o túmulo onde estão enterrados três homens de grande beleza.

    Bailarinos brasileiros foram escolhidos para dançar com o elenco que veio do Japão.

    Já o segundo espetáculo, que será apresentado no sábado (7), é um solo. A coreografia "Faux Pas" é uma reflexão sobre os limites do movimento, quando os pés vacilam e o simples andar se torna quase uma impossibilidade.

    Sem nem andar, será possível dançar? Isso não é problema para Murosbushi. "Butô é antidança. É revolução."

    KO MUROBUSHI
    QUANDO sáb., às 21h ("Faux Pas") e dom. (7/6), às 18h ("Dança Entusiástica...")
    ONDE Sesc Ipiranga, r. Bom Pastor, 822, tel. (11) 3340-2000
    QUANTO de R$ 12 a R$ 40
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos ("Faux Pas") e livre ("Dança entusiástica sobre o Túmulo")

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024