• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 21:30:50 -03

    Gil afirma a jornal que fará show em Israel

    DE SÃO PAULO

    06/06/2015 02h04

    O cantor Gilberto Gil afirmou que não cancelará sua apresentação em Tel Aviv, marcada para 28 de julho.

    Uma comunidade na internet de apoio à causa palestina e o músico inglês Roger Waters, ex-Pink Floyd, pedem que Gil e Caetano Veloso, que têm turnê conjunta marcada em Israel, não se apresentem naquele país um ano após ofensiva militar que deixou mais de 2.000 mortos em Gaza.

    "Não tenho muito interesse em misturar a posição discutível do Estado de Israel com o povo de Israel, que tem uma vida, uma cultura e uma dimensão simbólica. Pessoas que gostam de música brasileira e que têm apreço por essa música há muitos anos. Vou lá por isso", disse ao jornal "O Estado de S. Paulo".

    Gil disse que cantará para "um Israel palestino" e contou ter sofrido esse mesmo tipo de pressão nas três últimas vezes que anunciou uma apresentação no país.

    "Há uma situação muito complicada para se tomar um partido único e punir boa parte do povo de Israel, boa parte pacífica e interessante desse povo. É complicado simplesmente fazer boicote", afirmou à publicação.

    A página "A Tropicália Não Combina com Apartheid", no Facebook, já reuniu mais de 10 mil assinaturas em uma petição on-line contra o show. Por meio de sua assessoria de imprensa, Caetano também diz que manterá o show.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024