• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 12:51:51 -03

    Crítica: Longa consegue ser divertido sem ferir a nossa inteligência

    SÉRGIO ALPENDRE
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    07/06/2015 02h06

    Em primeiro lugar, esse título é ruim. Dá a entender que veremos um besteirol na linha Aaron Seltzer e Jason Friedberg (do horrível "Super Velozes, Mega Furiosos"). "A Espiã que Sabia de Menos" ("Spy", espiã, no original) está mais na linha "Kingsman", ou seja, uma sátira divertida, ainda que esquecível.

    Ser divertido sem ferir a nossa inteligência, contudo, significa muito hoje em dia. Por isso o filme de Paul Feig cumpre bem o seu papel.

    Melissa McCarthy está sublime como Susan Cooper, a agente da CIA que auxilia, do escritório, o agente de campo Bradley Fine (Jude Law). Quando este é assassinado por imprudência durante uma missão, ela resolve ir a campo para vingar sua morte.

    Divulgação
    Os atores Melissa McCarthy e Jude Law em cena do longa
    Os atores Melissa McCarthy e Jude Law em cena do longa

    Sua decisão contraria um outro agente de campo, o competitivo Rick Ford (Jason Statham), que vai procurar seguir os passos de Susan porque se acha perfeito para a missão.

    A cena em que fala de suas façanhas para uma incrédula Susan, num quarto sujo de um hotel parisiense, é um dos melhores momentos do filme. Revela o surpreendente talento cômico de Statham.

    A missão, no fundo, é apenas um pretexto para Feig brincar com certos estereótipos: a secretária obesa se revela uma hábil espiã, o italiano tenta seduzir tudo que se mexe, o bonitão luta contra todos sem desmanchar o penteado.

    Claro que dentro da máquina hollywoodiana não é possível ir longe com essa brincadeira. O filme se apoia no estereótipo para em seguida, ora sobrepujá-lo, ora confirmá-lo.

    Mas há uma transformação em pauta. Susan Cooper desaparece como mulher à moda antiga e renasce como mulher moderna, do século 21. Essa transformação, por mais que respeite a ordem do dia, é um alento dentro do ambiente ainda patriarcal de Hollywood.

    A ESPIÃ QUE SABIA DE MENOS
    (Spy)
    DIREÇÃO Paul Feig
    ELENCO Melissa McCarthy e Jude Law
    PRODUÇÃO EUA, 2015, 14 anos
    QUANDO em cartaz
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024