• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 11:50:13 -03

    CRÍTICA

    'Oleanna' cria conflito e desafia capacidade de julgar do público

    GUSTAVO FIORATTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    16/06/2015 02h35

    O autor David Mamet é um trapaceiro no melhor sentido que essa palavra possa ter.

    Em "Oleanna", peça do norte-americano agora encenada por Gustavo Paso no Sesc Pompeia, cria-se uma situação de conflito entre um professor universitário e uma aluna. A narrativa induz o espectador a escolher um dos lados. O problema é que qualquer escolha (e aí reside a trapaça de Mamet) resulta em erro de julgamento.

    Mônica Vilela/Divulgação
    Os atores Luciana Fávero (ao fundo) e Marcos Breda em cena da peça "Oleanna".
    Os atores Luciana Fávero (ao fundo) e Marcos Breda em cena da peça "Oleanna".

    Na peça, tal aluna (Luciana Fávero) vai até a sala do professor (Marcos Breda) para reclamar de uma nota baixa. Para a estudante, o problema decorre do hermetismo dele, da escolha que faz de vocabulários, além da forma com que expõe suas ideias. Ela considera a aula inapropriada para alunos que não têm o repertório que ele pressupõe necessário.

    Indulgente, o professor tenta desvalorizar a capacidade de argumentação da pupila de forma indireta. Ele passa por argumentos genéricos. Diz, por exemplo, que tornou-se comum o estudante ingressar na universidade apenas para cumprir um protocolo social.

    A aluna vai se tornando cada vez mais ofendida, e passa a usar os instantes em que ficou sozinha com seu mestre para maquinar acusações, inclusive de assédio sexual.

    A compreensão do texto depende de um trabalho minucioso dos atores que o interpretam.

    Para que a obra não seja reduzida a um debate sobre a justiça e os valores morais norte-americanos, a versão de Paso escolhe representar, com competência, as intenções em jogo como peças de um sortilégio de Mamet para desestabilizar o espectador.

    Observação: o espetáculo também tem sessões em que a atriz Miwa Yanagizawa assume o papel do professor, o que resulta em uma outra leitura do texto. Ou em um outro espetáculo, não referidos por esta crítica.

    OLEANNA
    QUANDO sex. e sáb., às 21h, e dom., às 19h; até 5/7
    ONDE Sesc Pompeia - r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700
    QUANTO R$ 25
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos
    AVALIAÇÃO muito bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024