• Ilustrada

    Wednesday, 15-May-2024 15:51:26 -03

    Crítica: Som deficiente prejudica trio com Hermeto no Municipal

    CARLOS CALADO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/06/2015 02h22

    A longa fila no Theatro Municipal, por volta da meia-noite de sábado (20), sinalizava uma das atrações mais disputadas da Virada Cultural.

    Só o carisma de Hermeto Pascoal, que completa 79 anos nesta segunda (22), já atrairia tanta gente. Melhor: o "bruxo" alagoano iria comandar um trio de gigantes da música instrumental que poucos viram tocar no Brasil.

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    Hermeto Pascoal durante apresentação no Theatro Municipal
    Hermeto Pascoal durante apresentação no Theatro Municipal

    Ele, o baixista paulista Arismar do Espírito Santo e o baterista gaúcho Nenê formaram esse trio em 1993, para realizar uma turnê de 40 shows pela Europa. Ainda chegaram a fazer alguns shows pelo Brasil, em 1995, mas desde então não tocaram juntos, nem gravaram um CD.

    A plateia que ocupou aos gritos as 1.500 poltronas do Municipal nem reclamou dos 35 minutos de atraso. Como num estádio de futebol, divertiu-se fazendo "olas". E, ao ver Hermeto, ovacionou o craque dos mil instrumentos.

    Explosões criativas pipocaram no show, que começou com homenagem à cidade: "Êh São Paulo" (Alvarenga e Ranchinho), seguido por "Na Baixa do Sapateiro" (Ary Barroso). Na elástica releitura de "Wave" (Tom Jobim), esticada por "scats" (vocalizações) de Arismar, os sorrisos e caretas do baixista sinalizavam as liberdades que Hermeto tomava com a harmonia dessa canção. "Este trio é muito lindo porque não gosta de ensaiar", divertiu-se Hermeto.

    Pena que um incômodo ruído no sistema de som do palco tenha incomodado o trio. A plateia foi impedida de ouvir a versão de "Round Midnight" (Thelonious Monk), que Hermeto esboçou, mas interrompeu, irritado. Não voltou a tocá-la, mas exibiu seu lirismo em delicada releitura de "Autumn Leaves".

    E relembrou clássicos de sua obra, como "Bebê" e "Chorinho Pra Ele". Não chegou a ser um show histórico, mas pode ser um promissor recomeço para um trio brilhante, que poucos ouviram.

    HERMETO PASCOAL, ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO E NENÊ
    AVALIAÇÃO bom

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024