• Ilustrada

    Monday, 13-May-2024 04:29:40 -03

    Russo Kirill Petrenko é escolhido como novo regente da Filarmônica de Berlim

    DA AFP

    22/06/2015 17h55

    O russo Kirill Petrenko foi anunciado nesta segunda-feira (22) como o próximo regente da Filarmônica de Berlim. O maestro de 43 anos assume a partir de 2018, substituindo o britânico Simon Rattle, que vai para Orquestra Sinfônica de Londres (LSO).

    Petrenko, que desde 2013 é maestro da Ópera Estatal da Bavária, em Munique, e já dirigiu a Filarmônica de Berlim como convidado em três oportunidades, concorria com outros candidatos considerados favoritos, como o argentino-israelense Daniel Barenboim, 72, e o alemão Christian Thielemann, 56, maestro da ópera de Dresden.

    Bayerische Staatsop/AFP
    O maestro Kirill Petrenko, escolhido para reger a Filarmônica de Berlim, durante apresentação em 2014.
    O maestro Kirill Petrenko, escolhido para reger a Filarmônica de Berlim, durante apresentação em 2014.

    Como um dos principais obstáculos em sua carreira para assumir o posto, Petrenko tinha uma produção discográfica limitada.

    "Kirill Petrenko foi eleito por ampla maioria" em uma votação entre os músicos no domingo (21), contou Peter Riegelbauer, contrabaixista e membro da diretoria da orquestra. A Filarmônica de Berlim é a única grande orquestra do mundo que elege seu próprio diretor.

    "É difícil expressar em palavras os sentimentos que me invadem: euforia, uma alegria imensa, respeito e dúvidas, tudo ao mesmo tempo", declarou Petrenko em um comunicado da instituição.

    "Vou por todas as minhas forças para ser um diretor digno desta orquestra excepcional e estou consciente da minha responsabilidade e das altas expectativas postas em mim", destacou o maestro.

    Muito discreto, o regente russo tem fama de ser extremamente meticuloso, preparar suas interpretações com afinco e ensaiar sem descanso para tirar o melhor de seus instrumentistas. Aclamado por sua maestria na direção de peças de compositores como Puccini, Strauss e Wagner, Petrenko foi eleito Maestro do Ano pela revista alemã "Opernwelt" ("O Mundo da Ópera", em português) em 2014.

    CARREIRA

    Nascido em Omsk, no sudoeste da Sibéria, em 1972, de um pai violonista e mãe musicóloga, estudou piano em um conservatório local e foi solista na orquestra de sua cidade aos 11 anos.

    Em 1990, sua família se mudou para a Áustria e Petrenko passou a estudar regência na capital. Depois de formado, foi nomeado maestro assistente e compositor da ópera popular de Viena em 1997.

    Entre 1999 e 2002, foi regente da Ópera Cômica de Berlim, onde permaneceu até 2007. Nessa época, colaborou com instituições de renome como a Ópera de Viena, o Grande Teatro do Liceu de Barcelona e as orquestras sinfônicas de Londres e Chicago.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024