• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 16:44:42 -03

    Caixa de CDs com a obra de Lead Belly resgata música de raiz dos EUA

    ANDRÉ BARCINSKI
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    23/06/2015 02h40

    Você pode não saber, mas certamente já ouviu alguma música de Lead Belly (1888-1949). Pode ter sido a versão do Nirvana para "Where Did You Sleep Last Night", ou o Creedence Clearwater Revival cantando "Midnight Special", ou ainda o Led Zeppelin tocando "Gallows Pole".

    Agora, se você quiser conhecer a fundo esse músico extraordinário, um homem que guardou na memória um arquivo imenso do blues, folk e gospel norte-americanos e inspirou o surgimento do rock, compre a caixa "Lead Belly - The Smithsonian Folkways Collection", com cinco CDs e 108 canções.

    William Gotlieb/Library of Congress
    O cantor e compositor Lead Belly (1888-1949) influenciou artistas como Bob Dylan e Kurt Cobain
    O cantor e compositor Lead Belly (1888-1949) influenciou artistas como Bob Dylan e Kurt Cobain

    A vida de Lead Belly foi tão dramática quanto suas canções: nascido em uma família de ex-escravos numa plantação de algodão da Louisiana, em 1888 (ou 1885, segundo relatos), passou a juventude trabalhando duro e tocando violão e acordeão em bordéis e casas de má reputação com bluesmen como Blind Lemon Jefferson.

    Aos sete anos, separou uma briga dos pais ameaçando-os com uma espingarda; aos 18, fugiu de casa depois de engravidar a namorada.

    Foi preso ao menos três vezes, uma delas por matar um homem a tiros. Condenado a 30 anos, cumpriu cinco e saiu depois de presentear o governador do Texas com uma canção elogiosa. Não demorou a voltar ao xadrez, dessa vez por tentativa de homicídio.

    Em 1933, o pesquisador musical John Lomax gravou Lead Belly cantando na prisão de Angola, na Louisiana. Dessa vez, foi o governador da Louisiana que ouviu a gravação, comoveu-se com a voz de Lead Belly, e o perdoou.

    As 108 músicas formam um panorama riquíssimo da música de raiz dos EUA. São blues, gospels, spirituals e canções folclóricas, que inspiraram nomes como Pete Seeger, Woody Guthrie e Bob Dylan e ainda inspiram outros, como Jack White, que gravou "Boll Weevil" com o White Stripes.

    ANDRÉ BARCINSKI é jornalista e autor do livro "Pavões Misteriosos" (Três Estrelas).

    LEAD BELLY - THE SMITHSONIAN FOLKWAYS COLLECTION
    ARTISTA Lead Belly
    LANÇAMENTO Smithsonian Folkways
    QUANTO US$ 85 (cerca de R$ 260), na Amazon
    AVALIAÇÃO ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024