• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 11:02:49 -03

    Finalista de concurso, soprano brasileira estreia na Sala São Paulo com grupo alemão

    DE SÃO PAULO

    23/06/2015 12h00

    Divulgação
    O grupo alemão Chorakademie, que se apresenta na Sala São Paulo em 23 e 24/6
    O grupo alemão Chorakademie, que se apresenta na Sala São Paulo em 23 e 24/6

    A Chorakademie Lübeck sobe ao palco da Sala São Paulo nesta terça (23) e quarta (24), às 21h, dentro da temporada do Mozarteum, para apresentar um blockbuster alemão, "Carmina Burana", de Carl Orff, e peças inspiradas na cultura cigana. O grupo, regido por Rolf Beck, contará com 60 cantores.

    Grupo só de cantores, o Chorakademie Lübeck começou suas atividades em 2002, como parte do Schleswig-Holstein Music Festival, na Alemanha. Só em 2014 passou a ter autonomia e o nome atual.

    "Não é necessário ter orquestra para mostrar esse repertório. Acho importante mostrar essa versão de 'Carmina Burana' com dois pianos e o grupo Percussivo USP", diz Rolf Beck, que já fez uma gravação para a Sony só com esses instrumentos e com o coral Schleswig-Holstein Music Festival.

    BRASILEIROS

    Os cantores que o formam são vários países e, para cada concerto, há uma formação diferente. Dos 60 que vêm ao país agora, por exemplo, cerca de dez são brasileiros.

    A soprano brasileira Lílian Giovanini, 25, finalista do concurso de calouros "Prelúdio" da TV Cultura em 2013, é uma delas. Ela será solista em "Carmina Burana", ao lado do barítono eslovaco Peter Mazalan e do tenor armênio Berj Karazian.

    Márcia Ribeiro - 13.jan.2012/Folhapress
    A soprano Lilian Giovanini, em 2012, quando estudava música na USP, no Theatro Pedro 2º, em Ribeirão Preto
    A soprano Lilian Giovanini, em 2012, quando estudava música na USP, no Theatro Pedro 2º, em Ribeirão Preto

    Nascida em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), Giovanini se mudou em março para a Alemanha. Ganhou o posto de solista depois que o regente a assistiu num vídeo no YouTube, cantando justamente "Carmina Burana".

    "Eu disse a ela que havia cantado muito bem, que a parte de soprano nessa obra é muito difícil, e perguntei se poderia fazê-lo. Ela disse que sim, e de fato fez grandes apresentações na China", lembra o maestro, Rolf Beck. "Acho que ela possui tudo o que é necessário para ser uma boa solista."

    Beck afirma que há muitos bons talentos entre os jovens daqui. "A maioria dos tenores brasileiros tem uma voz muito boa e canta de forma muito elegante. O mesmo podemos dizer das sopranos", diz o maestro, que vai comandar a 1º academia de Canto em Trancoso com jovens talentos do país, promovida pelo Mozarteum, de 26 de junho a 1º de julho

    FRIO NA BARRIGA

    A música de Carl Orff acompanha Lílian em toda a sua trajetória. Foi com ela que a paulista fez sua estreia nos palcos como solista, ainda em Ribeirão Preto, em 2009, e foi com essa música que estreou também internacionalmente como solista em 2014, com apresentações na China e na Coreia do Sul.

    Nesta terça (23), "Carmina Burana" marcará sua estreia como profissional na Sala São Paulo, onde só havia se apresentado dentro do programa "Prelúdio". "Essa é uma obra difícil de cantar, porque exige muita flexibilidade dos solistas", diz Giovanini.

    Nem toda essa intimidade com a música, porém, deixa Giovanini tranquila. Só de pensar na Sala São Paulo, confessa: "Dá um frio na barriga!". "Mas isso faz parte, é o que move os artistas", completa.

    PROGRAMA

    O maestro Abel Rocha, que fará uma palestra sobre o concerto uma hora antes da apresentação, diz que "Carmina Burana" é sucesso no mundo inteiro, mas que todo o programa alemão é bem expressivo. "São obras que sempre fizeram sucesso dentro do repertório de coro em seu país", diz.

    Além de apresentarem a obra de Carl Orff (1895-1982) na íntegra, o grupo alemão tocará "Canções Ciganas para Coro e Piano" e "Quatro Quartetos para Coro e Piano", de Johannes Brahms (1833 -1897); "Ständchen para Solo, Coro Masculino e Piano", de Franz Schubert (1797 -1828); e "Vida Cigana para Solistas, Coro e Piano", de Robert Schumann (1810-1856).

    CHORAKADEMIE LÜBECK
    QUANDO ter. (23) e qua. (24), às 21h; palestra com o maestro Abel Rocha uma hora antes de cada récita
    ONDE Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, s/nº; tel (11) 3367-9500
    QUANTO R$ 120 a R$ 350
    CLASSIFICAÇÃO 7 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024