• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 09:41:55 -03

    Quinteto eletrônico Hot Chip quer coreografias do público em São Paulo

    CLAUDIA ASSEF
    ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

    29/06/2015 02h11

    Confirmado como um dos destaques da edição paulistana do festival espanhol Sónar, que acontece entre 24 e 28 de novembro, o grupo inglês Hot Chip vai mostrar no Brasil músicas de seu novo álbum, "Why Make Sense?", e pretende bater perna atrás de discos de música brasileira pelos sebos da cidade.

    Foi de um vinil comprado no Rio, aliás, que saíram alguns dos samples usados no novo registro, o sexto da carreira do grupo. "Adoramos explorar lojas de discos tanto no Rio quanto em São Paulo. Compramos vários do Milton Nascimento, que adoramos", diz o DJ e percussionista Joe Goddard, em entrevista à Folha, em Barcelona.

    Steve Gullick
    Da esq. para a dir., Felix Martin, Joe Goddard, Alexis Taylor, Owen Clarke e Al Doyle, membros do quinteto inglês Hot Chip
    Da esq. para a dir., Felix Martin, Joe Goddard, Alexis Taylor, Owen Clarke e Al Doyle, membros do quinteto inglês Hot Chip

    "Também levamos uma coletânea de disco music a capela, que acabou se tornando bem importante para nós", completa ele, que ao lado de Alexis Taylor, Owen Clarke, Al Doyle e Felix Martin formam o grupo.

    A apresentação em novembro marcará a quarta passagem da banda pela cidade, após shows no Tim Festival, em 2007, no Planeta Terra, em 2010, e no Lollapalooza, há dois anos. Neste ano, o quinteto eletrônico tocou em duas datas na matriz do Sónar, em Barcelona.

    Nas duas oportunidades, o grupo misturou músicas do novo disco com hits como "Over and Over" e "Ready for The Floor", além de apresentar um cover de Bruce Springsteen, "Dancing in The Dark".

    "Resolvemos tentar essa música, porque tenho ouvido muito Bruce Springsteen. Ficou tão legal que incluímos no show. Tem tudo a ver com nossas referências, especialmente nesse disco novo", diz Goddard, que cita o rapper Usher, Prince e Stevie Wonder como influências. "É engraçado ver a cara das pessoas quando começamos a tocá-la."

    Para o show em São Paulo, Goddard "quer ver gente na frente do palco fazendo coreografias legais". "Como já vimos no Brasil", diverte-se.

    ENXUTO

    Além do Hot Chip, o Sónar já anunciou a dupla Chemical Brothers, o produtor e DJ Brodinski e o inglês Evian Christ, sensação do novo hip-hop. O festival retorna a São Paulo trazendo também uma mostra audiovisual (SónarCinema) e a conferência internacional voltada à indústria tecnológica e artística (Sónar+D), ambas gratuitas.

    A lista de filmes e a programação da conferência serão anunciadas em setembro, esta última com curadoria de Hermano Vianna, Ronaldo Lemos e Alê Youssef.

    O formato de 2015 é mais enxuto do que o modelo que veio ao país em 2004 e 2012. "Aquela ocupação não é viável agora. A economia estava passando por outro momento em 2012. A dimensão atual é adequada para 2015", diz Duda Magalhães, executivo da Dream Factory, responsável pela franquia paulistana.

    "Mas não queremos fazer um voo curto. Queremos construir a marca em SP num horizonte de longo prazo", diz Magalhães, que promete edições do evento até 2019.

    A jornalista viajou a convite do festival.

    SÓNAR
    QUANDO de 24 a 28/11
    ONDE Espaço das Américas, r. Tagipuru, 795 - Barra Funda, tel. (11) 3868-5860
    QUANTO R$ 550 para shows;
    GRÁTIS para filmes e conferências
    CLASSIFICAÇÃO 18 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024