• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 05:33:03 -03

    Luiz Felipe Pondé lança nesta terça o livro "Os Dez Mandamentos (+ Um)"

    DE SÃO PAULO

    29/06/2015 09h05

    O filósofo e colunista da Folha Luiz Felipe Pondé promove nesta terça (30/6) sessão de autógrafo de seu novo livro, "Os Dez Mandamentos (+ Um)", publicado pelo selo editorial Três Estrelas, do Grupo Folha.

    O evento será realizado na a Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), das 18h30 às 21h30.

    Fabio Braga/Folhapress
    O colunista da Folha Luiz Felipe Pondé
    O colunista da Folha Luiz Felipe Pondé

    Além de abordar os problemas da modernidade à luz dos Dez Mandamentos, Pondé sugere um 11º -"Terás esperança no mundo"-, o que chama de "pequeno exercício de arrogância".

    Leia trechos dos comentários de Pondé sobre os Dez Mandamentos:

    1. AMARÁS TEU DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS
    "Qual é o erro do idólatra? É adorar sua própria capacidade, esquecendo que somos seres insuficientes, isto é, que não detemos em nós mesmos as condições para superar a morte ou encontrar o sentido da vida."

    2. NÃO INVOCARÁS O SANTO NOME DE DEUS EM VÃO
    "[O mandamento diz] para não levarmos uma vida vã (...). Uma vida vã é aquela que toma a si mesma como centro de gravidade. É ridícula, inclusive, porque logo irá se desfazer em poeira."

    3. GUARDARÁS DOMINGOS E DIAS DE FESTA
    "Os momentos sagrados interrompem o fluxo do cotidiano. (...) Retirar-se do trabalho diário para orar, refletir ou simplesmente não fazer nada cria as condições para um modo diferente de estar na vida."

    4. HONRARÁS PAI E MÃE
    "Homenagem (...) a todos aqueles que morreram para que pudéssemos estar vivos hoje. Hebreus crentes e darwinistas descrentes (como eu) reúnem-se nesse mandamento para louvar a coragem de nossos ancestrais."

    5. NÃO MATARÁS
    "Vigora apenas para nós, humanos, pois Deus mata, e aos montes. (...) A razão teológica dessa proibição (...) é o fato de que só Deus é dono da vida (e de tudo o mais). (...) Essa liberdade de Deus é assustadora para nós."

    6. NÃO COMETERÁS ADULTÉRIO
    "Não devemos adulterar de forma mais essencial e geral. O cuidado [do mandamento] é com a pureza da vida (...) Tem pouco a ver com a ideia de pessoa 'santinha'. O santo verdadeiro é um especialista no Mal."

    7. NÃO ROUBARÁS
    "Querer ser dono do Ser é já uma forma de roubo. A Queda do Paraíso (...) é resultado da tendência do homem a querer ser dono de tudo. O mandamento nos leva a compreender nossa condição de guardiães do mundo."

    8. NÃO LEVANTARÁS FALSOS TESTEMUNHOS
    "Em uma sociedade como a contemporânea, saturada de relativismo, haveria algum impedimento para mentirmos a respeito dos outros (o falso testemunho em si)? (...) O mundo não sobrevive à negação da verdade pura e simples."

    9. NÃO DESEJARÁS A MULHER DO PRÓXIMO
    "Parte da vida em sociedade depende da capacidade (...) de não mexer com as mulheres 'que já têm dono'. O amor e o desejo, entretanto, não respeitam limites legais. Até Deus (...) teve de se preocupar com o gosto de mulher."

    10. NÃO COBIÇARÁS AS COISAS ALHEIAS
    "Respeitar o valor daquilo que pertence ao outro é entender que o fruto do trabalho desse outro é o rastro que ele deixa em sua vida. Cobiçar os bens do outro (...) é ser incapaz de produzir valores concretos no mundo."

    + 1. TERÁS ESPERANÇA NO MUNDO
    "Existe um número infinito de razões para descrermos do mundo. Por isso mesmo, um 11º mandamento deve ser um alerta contra tal blasfêmia, antes de tudo."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024