• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 23:05:30 -03

    Quadrinista Liniers mostra tirinhas de Macanudo em SP

    TÁSSIA KASTNER
    DE SÃO PAULO

    04/07/2015 02h00

    O quadrinista argentino Ricardo Liniers Siri (ou simplesmente Liniers) viu recentemente seus desenhos publicados na capa da cultuada revista "The New Yorker". Para o autor, foi como alcançar "o Everest dos ilustradores".

    Mas o mais provável é que seu trabalho de maior reconhecimento seja mesmo "Macanudo", tirinha publicada desde 2002 no jornal "La Nación" e que ganha exposição em São Paulo a partir deste sábado (4). "Quando deixar de desenhá-la, vou ter que me preparar para as perguntas de quando voltarei a desenhá-la", afirma.

    No mundo de "Macanudo", Liniers criou um universo particular de delicadeza e humor terno (por vezes melancólico), arrebatando fãs pelo mundo.

    Seus personagens mais conhecidos –Olga, a menina Enriqueta e seu gato Fellini, pinguins e duendes– saltaram das páginas dos jornais e livros e se transformaram em cadernos, postais, roupas, canecas e até mesmo em símbolo de manifestações contra violência de gênero na Argentina.

    A exposição "Macanudismo" traz à cidade cerca de 500 desenhos originais das tiras, além de ilustrações inéditas. O autor participa da inauguração da mostra, às 11h, pintando um mural ao vivo, enquanto o músico conterrâneo Cheba Massolo exibe suas canções. À tarde, haverá sessão de autógrafos.

    assista

    Para o quadrinista Fábio Zimbres, que já foi convidado para fazer uma tirinha "cover" de Macanudo, o sucesso do argentino é uma combinação da delicadeza com que aborda certos temas com a personalidade do desenhista. "Ele se apresenta muito francamente em qualquer veículo que tiver disponível. O Liniers é tão importante para o êxito dele quanto o seu trabalho", disse.

    Além da exposição, que fica aberta até 1º de setembro, haverá uma programação paralela com debates sobre histórias em quadrinhos.

    Convidada de uma das mesas, a cartunista Laerte Coutinho lembra que Liniers é um dos herdeiros de Quino, criador de "Mafalda". "Ele está inserido em uma tradição de humor argentino", disse.

    Para o autor de "Macanudo", esse humor é "mais introspectivo". Ainda que os personagens de Liniers sejam pouco contestadores, ele já rendeu homenagens a Quino ao desenhar Enriqueta lendo "Mafalda".

    Também presente na programação, Adão Iturrusgarai define o hermano como um fenômeno. "Ele desenha o que quer, publica e ganha dinheiro com isso", conta.

    Liniers não publica apenas os próprios quadrinhos. Há alguns anos criou com a mulher o próprio selo, La Editorial Común. "Percebi que as graphic novels que eu havia gostado de ler não chegavam à Argentina e que muitos autores latino-americanos só conseguiam lançar trabalhos na Europa. Sabíamos que Macanudo serviria para sustentar os demais livros e iniciamos a aventura", disse.

    Popularidade e carisma não foram suficientes, no entanto, para afastar Liniers de polêmicas. Usuário ativo de Twitter e Instagram, na última semana ele decidiu deletar um desenho antigo republicado nas redes após a aprovação do casamento gay nos EUA.

    No cartum, feito originalmente para os Jogos Olímpicos de Inverno da Rússia e que reproduzia uma fotografia com atletas negros no pódio, os vitoriosos vestiam camiseta com as cores da bandeira gay. "Quando publiquei o desenho originalmente, durante as Olimpíadas, não tive nenhum comentário negativo. Mas nos Estados Unidos, com tanta tensão racial, o desenho feriu suscetibilidades, então deletei porque estava mal interpretado", diz.

    MACANUDISMO
    Quando: de ter. a dom., das 11h às 17h; até 1º/9
    ONDE: Centro Cultural Correios. av. São João, s/nº, tel. (11) 3227-9461
    QUANTO: grátis
    Classificação livre

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA

    4 DE JULHO
    Às 11h, abertura com pintura ao vivo de Liniers + música de Cheba Massolo
    Às 14h, sessão de autógrafos

    5 DE JULHO
    Às 11h30, palestra Vida de Cartunista, com Liniers

    18 DE JULHO
    Das 11h30 às 16h30, oficina Quadrinhos para Iniciantes, com Diego Sanches

    25 DE JULHO
    Das 15h às 16h30, mesa-redonda Cartoon, Charge, Desenho: no Brasil e Lá Fora, com Laerte Coutinho e Gustavo Duarte

    8 DE AGOSTO
    das 11h30 às 16h30, oficina Quadrinhos sem Palavras, com Gustavo Duarte

    22 DE AGOSTO
    Das 11h30 às 13h, palestra Vida de Cartunista, com Adão Iturrusgarai

    23 DE AGOSTO
    Das 14h às 17h, oficina Introdução ao Mundo da Tira, com ou sem Humor, com Adão Iturrusgarai

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024