• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 06:14:11 -03

    crítica

    Romance de Sophie Hannah começa devagar, mas final é recompensador

    ANDRÉ BARCINSKI
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    05/07/2015 02h30

    A escritora britânica Sophie Hannah ficou famosa entre fãs de romance policial quando foi escolhida pelos herdeiros de Agatha Christie para escrever uma nova aventura do detetive Hercule Poirot. "Os Crimes do Monograma" saiu em 2014 e foi bem recebido.

    Mas Hannah já tinha uma carreira sólida na literatura, primeiro como poeta e autora de livros infantis, e, a partir de 2006, trabalhando no gênero de romances de detetive.

    Naquele ano ela lançou "Little Face", o primeiro de uma série de romances– são nove até agora– com o detetive Simon Waterhouse e sua chefe, Charlie Zailer. E agora sai no Brasil "A Vítima Perfeita", lançado no exterior em 2007, com o título "Hurting Distance", o segundo volume da série Zailer-Waterhouse.

    NARRATIVA

    "A Vítima Perfeita" é uma intrincada narrativa de suspense sobre uma mulher, Naomi Jenkins, que ganha a vida construindo relógios de sol e inicia um romance com um caminhoneiro casado chamado Robert Hawthorn.

    Naomi e Robert se encontram, toda semana, num motel de beira de estrada. Um dia Robert não aparece. Naomi tem a certeza de que algo terrível aconteceu com ele e procura a detetive-chefe da polícia local, Charlie Zailer.

    O livro é narrado dos pontos de vista de Naomi e Charlie. Naomi suspeita da mulher de Robert, Juliet. Já a polícia está ocupada com a investigação sobre um misterioso estuprador que tem agido na região, e só parece levar a sério as suspeitas de Naomi depois que ela diz ter sido estuprada, anos antes, por Robert.

    Parece complicado, e é mesmo. Hannah cria algumas passagens que desafiam a lógica (como Naomi pode se apaixonar por um homem que a estuprou?), mas, se você embarcar na história, o final é recompensador, com uma tensão crescente. "A Vítima Perfeita" começa devagar, mas as coisas se encaixam na segunda metade do livro, que, se não é memorável, nunca deixa de divertir.

    A VÍTIMA PERFEITA
    AUTORA: SOPHIE HANNAH
    EDITORA: ROCCO
    TRADUÇÃO: ALEXANDRE MARTINS
    QUANTO: R$ 39,50 (432 PÁGS.)

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024