• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 02:00:14 -03

    Série 'Filhos da Liberdade' recria a independência americana

    FERNANDA REIS
    DE SÃO PAULO

    05/07/2015 02h45

    "A história vai dizer que nossa nação era inevitável. Não era." Na primeira frase, a minissérie em três capítulos "Filhos da Liberdade" já dá indícios do que vem pela frente. A produção, que estreia neste domingo (5), é um retrato da luta pela independência americana, mas não o que se vê nos livros de história.

    Ben Barnes, intérprete de Samuel Adams, um dos "pais fundadores" dos Estados Unidos, deixa claro que o drama do History não é um documentário. "Se as pessoas esperam uma experiência educativa, esse é o programa errado", diz. "É claro que é baseado nos fatos da história, mas é uma obra dramática."

    Se para a trama era mais interessante que um personagem estivesse num lugar em que, na vida, ele não esteve, a série provavelmente não corresponderá aos fatos. "Se você aprender algo sobre esses homens, ótimo. Você pode ler sobre eles depois. Mas não é para ser só algo histórico."

    O próprio Adams, que Barnes interpreta, pouco tem a ver fisicamente com o ator. Ele conta que, ao ser convidado para a minissérie, procurou o personagem na Wikipedia. "Achei que eles estivessem interessados em mim porque eu parecia com ele. Vi a foto de um homem mais velho, acima do peso, numa roupa de veludo vermelho."

    "Mas aí li o roteiro e vi que era uma interpretação mais dinâmica da história, pegando elementos da vida dele de quando era mais jovem."

    Sobre os protagonistas da produção, um grupo de jovens radicais que se une para lutar pela independência dos Estados Unidos, diz que eles seriam "os Vingadores de 1776", referindo-se ao grupo de super-heróis da Marvel. "Cada um deles tinha habilidades diferentes", afirma.

    Compara seu personagem, por exemplo, a Tony Stark, o Homem de Ferro. "No começo ele é mais físico, mas se torna o cérebro da operação", diz. "Juntando suas habilidades, eles são bem-sucedidos."

    NA TV
    Filhos da Liberdade
    Estreia da minissérie
    QUANDO domingo (5), às 22h, no History

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024