• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 08:18:33 -03

    Aplicativo poupa filas para 74% dos visitantes de mostra no CCBB

    GUILHERME GENESTRETI
    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    10/07/2015 02h30

    O livreiro Luiz Damasceno, 21, conta que já teve de ir para exposições nos horários excepcionais da madrugada. A arquiteta Mariana Keller, 31, desistia e voltava para casa quando via filas enormes.

    Desta vez, não. Os dois fizeram parte dos 74% de 1.645 visitantes que usaram um aplicativo para poupar horas na fila da mostra de Wassily Kandinsky, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, região central de São Paulo, na tarde da última quinta (9).

    No dia anterior (987 visitantes), o número de pessoas que usaram o programa não passou de 16%.

    "Ficar duas horas na fila e menos de uma na exposição não tem nexo", diz a professora Marta do Amaral, 52, que também baixou o aplicativo Ingresso Rápido e reservou horário para ir à exposição.

    Ao seu lado, numa outra fila, cerca de 40 pessoas que não tinham ouvido falar da novidade aguardavam para entrar. "Vim sem saber de nada. Tomei esse susto", dizia Wellington Ataide, 25, na "fila normal". Naquela hora, o público regular tinha de esperar cerca de duas horas para entrar devido à lotação.

    Já por meio do programa, o visitante pode escolher, dependendo da disponibilidade do museu, o dia e a hora que deseja ir à mostra.

    "O único problema é que ficou meio no ar, ninguém divulgou no site do CCBB", disse Damasceno, que soube da novidade por notícias veiculadas na imprensa.

    A administradora Simone de Oliveira Lima, 44, aprovou a novidade. "Mas o aplicativo só permite duas entradas por CPF", disse ela, que foi a mostra do artista russo com o marido e a filha. "Quando tentamos tirar a terceira num segundo CPF já não tinha mais vaga no horário das outras."

    COMO BAIXAR

    O visitante tem de fazer o download gratuito do aplicativo Ingresso Rápido, disponível na Apple Store e no Google Play.

    Após o cadastro, seleciona a mostra e reserva o ingresso, que é grátis. No museu, apresentar o ingresso reservado na tela do próprio celular.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024