• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 09:04:19 -03

    crítica

    Em cartaz em SP, 'Cidadão Kane' revolucionou o cinema com narrativa genial

    ANDRÉ BARCINSKI
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    11/07/2015 02h34

    Para quem gosta de cinema, poucas experiências podem ser tão prazerosas e recompensadoras quanto ver "Cidadão Kane" numa tela grande. A imensa maioria de nós nunca viu o filme num cinema.

    Orson Welles tinha 25 anos quando começou a filmar "Kane". Foi seu primeiro filme, e surpreendeu pelo tema e pela estética. Welles interpreta Charles Foster Kane, inspirado no magnata da imprensa William Randolph Hearst.

    Kane é um monstro de ambição e ganância, que manipula a todos e faz qualquer coisa para obter cada vez mais poder e fortuna.

    Hearst perseguiu o filme como pôde, proibindo menção a ele em seus jornais. Apesar de elogiado por muitos críticos na época, "Kane" foi um fracasso de bilheteria e só seria considerado um marco do cinema anos depois, reavaliado por críticos franceses americanos.

    A narrativa do filme era inovadora para a época. Ele começa com a morte do personagem principal em seu imenso e lúgubre palácio, Xanadu, cercado apenas por sua fortuna e solidão. Kane diz uma única palavra, "Rosebud", derruba no chão um pequeno globo de vidro contendo a miniatura de uma casa, e morre.

    Começa o mistério de Charles Foster Kane: o que é Rosebud? O que representa aquela pequena casa dentro do globo de vidro? Se Kane estava sozinho em seu leito de morte, como o mundo pode saber que sua última palavra foi "Rosebud"?

    Em menos de três minutos –e sem mostrar o rosto de Kane– Welles joga o espectador dentro da história e dá a largada num dos filmes mais inventivos já feitos.

    Tudo em "Kane" é soberbo: a fotografia expressionista de Gregg Toland, com suas lentes grandes angulares que deixam em foco todas as dimensões dos cenários; a música de Bernard Herrmann, que depois comporia temas de obras-primas de Hitchcock, a montagem de Robert Wise, a atuação de todo o elenco e o roteiro de Herman J. Mankiewickz e Orson Welles.

    "Kane" é um filme biográfico, um grande mistério e uma crítica à obsessão pelo poder, tudo embalado em uma narrativa genial que abriu novos horizontes para o cinema. Não perca de jeito nenhum.

    CIDADÃO KANE (Citizen Kane)

    Direção Orson Welles
    Elenco Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore
    Produção EUA, 1941
    Quando sábado (11), domingo (12) e quarta (15)
    Onde cinemas da rede Cinemark (conferir salas participantes e horários em cinemark.com.br/classicos-cinemark)
    Avaliação ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024