• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 21:03:52 -03

    Advogada de Harper Lee sugere existência de terceiro livro da autora

    DE SÃO PAULO

    13/07/2015 16h46

    Responsável por encontrar os manuscritos de "Go Set a Watchman", livro inédito de Harper Lee que chega às livrarias norte-americanas nesta terça (14), a advogada da escritora, Tonja Carter, relatou pela primeira vez como foi a descoberta —e sugeriu que um terceiro romance pode estar escondido na casa da autora.

    Ela publicou no "Wall Street Journal", no domingo (12), o artigo "How I Found the Harper Lee Manuscript". No texto, ela dá sua versão, "como pessoa de confiança, advogada e amiga de Nelle [como chama Lee]", a fim de "esclarecer qualquer informação" e "prover um contexto histórico para os interessados em saber como o livro foi encontrado".

    Carter relembra um encontro, em 2011, com Sam Pinkus, ex-agente literário de Lee, e Justin Caldwell, da casa de leilões Sotheby's, para avaliar o acervo da escritora.

    "O depósito continha diversos itens, incluindo uma caixa de papelão antiga e um envelope, pesado e parcialmente aberto, mas bem apertado,enviado pela Lippincott, a editora original de 'O Sol É para Todos', para Alice Lee e postado em 3 de janeiro de 1961."

    Divulgação
    A escritora norte-americana Harper Lee em asilo de sua cidade natal, em maio de 2010
    A escritora norte-americana Harper Lee em asilo de sua cidade natal, em maio de 2010

    A caixa, conta Carter, continha "centenas de páginas datilografadas de um original", que aparentavam ser um dos capítulos finais de "O Sol É para Todos".

    Os papéis passaram batidos segundo o texto, até agosto de 2014, quando a advogada conversava com amigos e parentes de Lee e eles aventaram a existência do novo romance. Ela então voltou ao depósito e encontrou "Go Set A Watchman".

    Ela ainda abordou o consentimento da escritora de 88 anos, colocado em dúvida por seu biógrafo, Charles Shields. Todo o contrato, segundo ele, foi mediado pela advogada.

    "Lee não está em condições de dar um consentimento para a publicação de nada", afirmou ele à Folha, em fevereiro. Segundo Shields, a escritora conhecia o paradeiro desse rascunho e expressara diversas vezes que não o queria publicado.

    "Procurei Nelle. Disse: 'Quando estava no depósito, encontrei algo'. Ela disse, 'O quê?'. Respondi, 'É um manuscrito de um romance, chamado 'Go Set a Watchman.' Ela falou: 'É 'Go Set a Watchman'", escreveu Carter.

    Ela ainda sugeriu que o manuscrito de um terceiro livro de Harper Lee pode estar escondido no depósito da casa da autora, no Alabama.

    "Era um rascunho inicial de 'Watchman', ou de 'O Sol É para Todos', ou mesmo, como cartas indicam, um terceiro livro entre os dois? Não sei. Especialistas estão convidados a examinar ", disse.

    A edição em inglês do romance estará disponível na Amazon para leitores brasileiros também nesta terça (14), em versão digital.

    A versão em português, pela José Olympio, com tradução de Beatriz Horte, deve demorar algumas semanas. Ainda não tem título definido -tirado do livro de Isaías na Bíblia, ele significa "vai, põe uma sentinela". Desde maio, a editora vendeu 15 mil cópias de "O Sol É para Todos".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024