• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 22:59:20 -03

    Festival Anima Mundi exibe boa fase da produção nacional de animação

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    17/07/2015 02h10

    Em meio a imagens de fuzilamentos, cérebros remendados e coelhos que copulam freneticamente, a protagonista depressiva da animação "Rocks in My Pockets" (2014) cavouca histórias de uma avó suicida e de três primas que lutam contra a loucura. Conclui: "A estrada para a sanidade é um percurso selvagem."

    O filme da Letônia, que quase representou seu país no Oscar, é uma alternativa tétrica em meio à profusão colorida e barulhenta das 450 produções do Anima Mundi.

    O festival, o maior do gênero na América Latina, passou pelo Rio na última semana e fica por São Paulo entre sexta (17) e a próxima quarta (22).

    Ao todo, 108 filmes na programação são brasileiros, caso do longa "Nautilus", de Rodrigo Gava, que narra as aventuras das crianças Cris Colombo, Monalisa e Leo da Vinci.

    Entre os curtas, há dez nacionais. "Kidchup" traz um tomate caubói criado em técnica de stop motion. Em 3D, "Gadanthara" retrata o funcionário de uma biblioteca.

    "O país se consolidou no gênero", diz Cesar Colho, um dos criadores da mostra, elencando como exemplo as recentes premiações dos brasileiros "Uma História de Amor e Fúria" e "O Menino e o Mundo" em Annecy, na França, sede do mais importante festival de animação do mundo.

    Do país de Asterix, o festival traz uma sessão especial e profissionais para debater e negociar futuras coproduções Brasil-França no gênero.

    Quando o Anina Mundi começou, em 1993, "achavam que animador era quem fazia festa infantil", diz Coelho.

    De lá para cá, a mostra exibiu um panorama das técnicas feitas no mundo –do 3D aos filmes feitos com "noodles" (o macarrão japonês)– e testemunhou o amadurecimento da produção brasileira.

    Coelho diz que os desafios dessa bonança serão tema nos fóruns do festival. "Ainda não temos grandes escolas de animação no Brasil", afirma.

    23º ANIMA MUNDI
    QUANDO de sex. (17) a qua. (22)
    ONDE Cinemateca, lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, tel. (11) 3512-6111; Cine Belas Artes, r. da Consolação, 2,423, tel. (11) 2894-5781
    QUANTO grátis a R$ 12 programação no site animamundi2015.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024