• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 00:31:43 -03

    Curador do Festival da Sanfona é autor de sucesso na voz de Gilberto Gil

    THALES DE MENEZES
    ENVIADO ESPECIAL A JUAZEIRO (BA)

    22/07/2015 02h15

    Um dos diretores do Festival Internacional da Sanfona, Targino Gondim é autor do mais recente clássico sanfoneiro: "Esperando na Janela", sucesso nacional em 2000 gravado por Gilberto Gil.

    Mesmo cuidando de questões administrativas do festival durante a semana inteira, ele reservou o primeiro e o último dia do evento para tocar.

    Na abertura, se apresentou com o Quinteto Sanfônico da Bahia, ao lado de quatro colegas com boa rodagem com o instrumento: Cicinho de Assis, Gel Barbosa, Marquinhos Café e Rennan Mendes, todos bem conhecidos no Nordeste.

    Targino conta que o quinteto é uma versão reduzida de um projeto maior. "Veio a ideia de criarmos a Orquestra Sanfônica da Bahia. Chegamos a ter 40 sanfoneiros ensaiando juntos, era uma proposta inédita, diferente."

    Sem patrocínio para bancar tanto sanfoneiro junto, a orquestra parou os ensaios e é hoje uma ideia à espera de dinheiro. Há dois anos, o quinteto surgiu, num formato bem mais fácil de administrar.

    Na abertura do festival, o grupo superlotou o Centro de Cultura João Gilberto, deixando muita gente do lado de fora. Após a apresentação instrumental, Targino atendeu a pedidos da plateia e mostrou "Esperando na Janela".

    No sábado (18), no show aberto às margens do rio São Francisco, ele foi uma das atrações. Também subiu ao palco no show de Elba Ramalho, provocando uma reação entusiasmada do público.

    Veja como funciona a sanfona

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024