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    Livraria reembolsa leitores de 'Go Set a Watchman' por 'propaganda enganosa'

    DE SÃO PAULO

    04/08/2015 16h04

    A Brilliant Books, livraria independente da cidade americana de Michigan, ofereceu reembolso aos compradores do novo livro de Harper Lee, "Go Set a Watchman", argumentando que a continuação de "O Sol É para Todos" foi falsamente anunciada como "um bom romance de verão".

    Segundo a loja, a obra deve ser lida como um insight acadêmico da evolução da autora, informou o jornal britânico "The Guardian".

    Em seu site, a livraria classificou como "decepcionante" e "francamente vergonhosa" a recepção do livro pela indústria como "o novo romance de Harper Lee", acusando-a de se tratar de uma "exploração dos fãs literários e do amado clássico americano". A loja aconselhou os leitores a abordarem o livro com "consideração cuidadosa".

    Joe Raedle - 14.jul.2015/AFP
    Continuação do clássico 'O Sol É para Todos' vendeu 1,1 milhão de cópias na primeira semana
    Continuação do clássico 'O Sol É para Todos' vendeu 1,1 milhão de cópias na primeira semana

    O proprietário Peter Makin explicou ter tomado a decisão de devolver o dinheiro dos clientes ao conversar com uma fã decepcionada. "Ela estava muito triste. Contou-me que 'O Sol É para Todos' é seu livro preferido e que estava ansiosa para ler 'Go Set a Watchman', mas agora sabia que ele não era o livro que foi levada a esperar", disse ao blog da editora independente Melville House.

    O dono da Brilliant Books se desculpou e reembolsou a cliente, oferecendo o mesmo a todos que compraram o livro. Para ele, a recepção da iniciativa foi "muito positiva".

    "Go Set a Watchman" foi escrito por Harper Lee nos anos 1950 e traz a personagem Scout já adulta após os eventos de "O Sol é Para Todos". O romance foi publicado pela Harper Collins com uma tiragem inicial de 2 milhões de exemplares. Ele vendeu 1,1 milhão de cópias nos Estados Unidos na primeira semana, batendo o recorde que pertencia anteriormente a "O Símbolo Perdido", de Dan Brown.

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