• Ilustrada

    Saturday, 11-May-2024 14:44:11 -03

    Jon Stewart se despede do 'Daily Show' com lágrimas após 16 anos

    THAIS BILENKY
    DE NOVA YORK

    08/08/2015 02h22

    Principal fonte de informação de boa parte do público jovem americano, o comediante Jon Stewart se despediu do programa "Daily Show" nesta quinta (6) conclamando a audiência a reagir a desonestidades.

    Desde 1999 à frente da atração no canal Comedy Central, ele alavancou a audiência e se consolidou não só como humorista, mas também como um crítico despudorado do conservadorismo americano.

    Stewart, 52, defendeu a vigilância contra quem não honra a verdade. "O trabalho deles é facilmente detectável e perceber isso até que é um jeito prazeroso de passar o tempo. Se você farejar alguma coisa, fale alguma coisa."

    Brad Barket/Getty Images for Comedy Central
    Jessica Williams, Hasan Minhaj, Aasif Mandvi, Stephen Colbert, Steve Carell, Jordan Klepper, John Oliver e Wyatt Cenac na despedida
    Jessica Williams, Hasan Minhaj, Aasif Mandvi, Stephen Colbert, Steve Carell, Jordan Klepper, John Oliver e Wyatt Cenac na despedida

    O comediante disse que não era uma despedida irreversível. "Nada acaba. É só uma pausa na conversa. Em vez de dizer adeus, boa noite, vou apenas dizer que vou tomar um drinque e tenho certeza de que nos veremos antes de eu partir", afirmou.

    CHORINHO

    Foi o agradecimento de Stephen Colbert, um de seus mais destacados pupilos no programa, que levou o comediante às lágrimas pela primeira vez na noite.

    "Você foi irritantemente bem no seu trabalho. Todos nós que fomos muito sortudos de termos trabalhado com você somos muito melhores nos nossos trabalhos porque pudemos te assistir", afirmou o comediante, que será o próximo apresentador do "Late Show", da CBS.

    Stewart se mostrou choroso e agradecido ao ser cercado por colaboradores de várias fases do programa em um abraço coletivo e pulinhos.

    Para não perder o costume de fazer piada dos assuntos do momento, simulou uma cena em que seus colaboradores cobriam o primeiro debate da Fox News entre candidatos republicanos à Presidência, realizado na mesma noite.

    Cada vez aparecia um comediante a mais na tela, zombando do número recorde (17) de concorrentes do Partido Republicano –do bilionário Donald Trump ao irmão e filho de ex-presidentes Jeb Bush.

    Mais cedo, hackers invadiram um dos sites do polêmico líder da disputa republicana, Trump, "porque aparentemente é o único jeito de chamar a atenção", e aproveitaram para agradecer Stewart pelos "anos felizes de bom jornalismo e entretenimento".

    Indicado ao Oscar, Steve Carell, outro pupilo que depois faria sucesso na série "The Office", brincou que nunca havia deixado o "Daily Show". "Me tornei uma estrela internacional só para esperar até minha próxima tarefa."

    O apresentador que o sucederá a partir de 28/9, o sul-africano Trevor Noah, apareceu com uma trena medindo as dimensões do estúdio e até das partes íntimas do antecessor. "Me dá só mais 20 minutos?", brincou Stewart.

    O programa final exibiu uma homenagem à equipe da atração. Um vídeo simulando a visão do comediante sobre cada um dos profissionais tomou um bloco, mostrando os bastidores e piadas internas.

    Políticos e personalidades que não escaparam da língua afiada do comediante gravaram minidepoimentos de despedida. A pré-candidata democrata à Presidência dos EUA Hillary Clinton falou: "Justo agora que estou concorrendo. Que decepção!".

    O senador republicano John McCain disse algo como "já vai tarde, otário".

    Stewart voltou a se emocionar ao agradecer a mulher e filhos por lhe mostrarem o que é a alegria. E disse que a comédia é um grande diálogo, que ele comandou de maneira "bastante egoísta".

    NA INTERNET
    Daily Show
    Exibição do último programa
    QUANDO: Disponível no site cc.com

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024