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    Com Mel Lisboa, montagem de 'Otelo' discute racismo ao som de Caetano

    GABRIELA MELLÃO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    11/08/2015 02h21

    É a primeira vez que a diretora Debora Dubois e a atriz Mel Lisboa visitam o reinado de William Shakespeare como profissionais. A viagem sem volta se dá no terreno maquiavélico de "Otelo", que estreia nesta terça (11) em SP.

    "Acho que a gente nunca está pronta para nada, mas estou tentando desmistificar Shakespeare, tratar 'Otelo' como mais uma montagem entre tantas que já existiram e vão existir", diz Lisboa.

    Dubois também busca se esquivar da reverência. Usa a tradução de Maria Silvia Betti para facilitar o entendimento. O texto –o mesmo usado numa montagem premiada de Marco Antônio Rodrigues, em 2003– mantém a poesia por meio de uma linguagem bastante acessível.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Samuel de Assis e Mel Lisboa no Teatro Sergio Cardoso
    Samuel de Assis e Mel Lisboa no Teatro Sergio Cardoso

    A encenadora torna "Otelo" mais próximo do brasileiro. "Nosso Otelo é baiano, traz a origem do país", resume Dubois, que, além de atualizar a poética, mescla os versos do bardo inglês a cinco músicas de Caetano Veloso e abusa da percussão em cena.

    O general de Veneza Otelo (Samuel de Assis), por exemplo, declara ao pai de Desdêmona o amor por sua filha (Lisboa), tendo a seu favor não apenas o belo solilóquio criado por Shakespeare, no qual confessa sua superioridade física e inferioridade intelectual, mas também a música "Terra", de Caetano Veloso.

    Dubois elegeu "Otelo" sobretudo pela temática do preconceito. Para ela, o personagem-título –um ex-escravo, rude no manejo das palavras e nobre no das armas–, domina força, e não amor.

    Não consegue entender como traição o discurso corrosível de Iago, capaz de envenená-lo de ciúmes ao sugerir que sua Desdêmona mantém um caso com Cassio.

    "A raça negra ainda se coloca em posição de inferioridade. Este é o ponto fraco de Otelo. Ele não está acostumado a ser bem tratado, a poder conquistar uma pessoa que está acima dele, por isso cai na armadilha barata de Iago", acredita Dubois.

    Sob o palco despojado de artifícios cênicos, concebido para privilegiar texto e trabalho de ator, todos os personagens iniciam suas jornadas em túmulos e, ao término da tragédia, retornam a eles. O percurso evoca o movimento cíclico da humanidade: "A gente pode dizer que o racismo diminuiu, mas ele continua a existir. As gerações estão sempre se repetindo", explica Dubois.

    Ela buscou acentuar a curva descendente de Desdêmona. A personagem inicia a peça como uma jovem esperançosa sobre seu futuro ao lado do marido que ama.

    No final, parece ter se tornado uma velha senhora. "É o sofrimento que faz com que ela envelheça. Na verdade, passaram-se apenas quatro dias", enfatiza Lisboa.

    OTELO
    QUANDO: TER. E QUA., ÀS 20H; ATÉ 9/10
    ONDE: TEATRO SERGIO CARDOSO, R. RUI BARBOSA, 153, TEL. (11) 3288-0136
    QUANTO: R$ 40
    CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

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