• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 21:40:27 -03

    'É Academia Brasileira da Sacanagem', diz Fernanda Torres sobre monólogo

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    19/08/2015 12h00

    "Essa peça é assustadora, eu não me canso dela." Após 12 anos da estreia de "A Casa dos Budas Ditosos", a atriz e colunista da Folha Fernanda Torres fará quatro apresentações do monólogo a partir desta sexta-feira (21), em São Paulo.

    Adaptação de Domingos de Oliveira para o romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), a comédia retrata uma sexagenária baiana. Libertina e sem papas na língua, a personagem detalha as experiências sexuais que teve ao longo da vida.

    Flávio Florido - 14.nov.03/Folhapress
    Fernanda Torres em ensasio do espetáculo "A Casa dos Budas Ditosos"
    Fernanda Torres em ensaio do espetáculo "A Casa dos Budas Ditosos"

    Narra a sua história sentada no centro do palco, à meia-luz e falando ao microfone. É acompanhada de apenas alguns objetos: o livro "Nossa Vida Sexual", do alemão Fritz Kahn, e duas pequenas estátuas de budas fazendo sexo (os tais "ditosos" do título).

    "Não [é um humor escrachado]. É alta literatura. É a Academia Brasileira da Sacanagem", brinca Fernanda, que venceu o Prêmio Shell-SP, em 2004, por sua atuação no espetáculo.

    JOÃO UBALDO

    Fernanda está há quase cinco anos sem apresentar o monólogo. Voltou em julho, em uma temporada no Rio de Janeiro, a primeira depois da morte do autor.

    "Essa peça é muito louca, porque eu faço há 12 anos, mas ela é tão sólida, porque é baseada no talento do Ubaldo, nesse poder meio hipnótico que ele tem, desse contador de causos."

    A atriz conta que, no início, parte do público tinha certo preconceito com a peça. "Muitos amigos meus até demoraram para ver achando que era uma comédia caça-níqueis. Mesmo sendo Ubaldo, sendo Domingos. E, nesses últimos anos, comecei a escrever [assina uma coluna mensal na "Ilustrada" ], então eu sinto que um outro público começou a vir à peça. É engraçado, parece que estou estreando [o monólogo]."

    A CASA DOS BUDAS DITOSOS
    QUANDO sex. (21), às 21h, sáb. (22), às 18h e às 21h, dom. (23), às 19h
    ONDE Teatro Porto Seguro, al. Barão de Piracicaba, 740, tel. (11) 3226-7310
    QUANTO R$ 70 e R$ 100 (ingressos esgotados)
    CLASSIFICAÇÃO 18 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024