• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 04:52:24 -03

    Festival de curtas reflete radicalismo político do país; veja críticas

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    20/08/2015 02h19

    Não basta documentar, tem de tomar partido. Em sua 26ª edição, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo exibe uma programação que reflete o radicalismo do debate político no país.

    Na Mostra Brasil, um panorama da atual produção nacional, uma série de curtas –documentais ou ficcionais– assumem posicionamento.

    "O curta é uma ótima plataforma para expor uma opinião: ele foi democratizado", diz Zita Carvalhosa, organizadora do evento. Ela observa a presença menor de documentários clássicos, aqueles que expõem um problema. "Só filmar as misérias não é suficiente. Nem para o diretor nem para o espectador."

    A diretora Beth Formaggini, que tem o curta "Uma Família Ilustre" na programação, assume o lado engajado.

    "Estamos num momento difícil: parece que a democracia não tem mais importância para certas pessoas", diz ela. "E há muita gente que teve a vida tirada por causa dela."

    Seu curta convoca um ex-delegado da época da ditadura militar para conversar com um psicólogo defensor dos direitos humanos. De Bíblia no colo, o hoje pastor evangélico encara fotos de militantes de esquerda que ele diz ter matado e incinerado. "Não tinha emoção nenhuma. Era cumprimento de ordens", afirma.

    Divulgação
    Créditos: Divulgação Legenda: cena do curta "O Teto Sobre Nós", que está no Festival Internacional de Curtas de SP ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena do curta 'O Teto Sobre Nós', que está no Festival Internacional de Curtas de SP

    "Ciclo 7 x 1" trata do legado da Copa do Mundo de 2014. O curta acompanha uma catadora de material reciclável que perambula pelas ruas de Curitiba enquanto a classe média enche bares para ver os jogos pela TV. Ela e os filhos assistem a tudo de soslaio.

    "Um Dia", de Angelo Defanti, fica na cola do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Defanti, que conta admirar Freixo, diz que seu registro é imparcial. "Ele aparece fazendo o que faz sempre."

    "O Teto Sobre Nós", do gaúcho Bruno Carboni, parte de um assunto quente (a ocupação urbana em Porto Alegre) e o trata sob chave ficcional. A trama esmiúça a angústia de um grupo de moradores sem-teto ante a ameaça de despejo do prédio que ocupam.

    *

    DANCE OF LEITFOSSIL
    QUANDO: 20/8, ÀS 19H, NO MIS

    Com vários prêmios, "Dance of Leitfossil" é um dos filmes obrigatórios do festival. O diretor Carlos Adriano apropriou-se de um pas-de-deux de Fred Astaire e Ginger Rogers e pôs o casal para dançar um fado.

    A desconstrução surpreende tanto quanto a maestria da montagem, que faz do enlevo de Ginger e Fred o fio condutor de um delicado trabalho de luto de um cinema que existiu, de um amigo que se foi.

    Na síntese lírica do diretor, a dança teima em não parar e a memória teima em não morrer, fluindo e refluindo entre obstáculos. E com certeza elas não morrerão, transformadas em pura poesia nesse filme precioso. (ALCINO LEITE NETO)

    O TETO SOBRE NÓS
    QUANDO: 21/8, ÀS 19H30, CINESESC

    Um prédio do Centro de Porto Alegre, ocupado por famílias sem-teto é o cenário.

    Montador de um dos longas brasileiros mais originais dos últimos anos ("Castanha", de Davi Pretto), o diretor Bruno Carboni parte dos mesmos princípios norteadores daquele filme ""o hibridismo entre documentário e ficção, com tintas de filme de horror"" para alcançar um resultado singular.

    Sem esconder referências ao cinema do português Pedro Costa, o curta é marcado por rigor estético e um trabalho de som que acentuam a atmosfera angustiante que Carboni procura traduzir. (PEDRO BUTCHER)

    Divulgação
    Créditos: Divulgação Legenda: cena do curta "Um Dia", que está no Festival Internacional de Curtas de SP ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena do curta 'Um Dia'

    UM DIA
    QUANDO: 21/8, ÀS 19H30, CINESESC

    Um dia na vida do deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL, é resumido em pouco mais de 20 minutos.

    Em preto e branco e com uma câmera no estilo do cinema-direto, que acompanha o personagem sem interferências explícitas, o filme de Angelo Defanti segue Freixo em uma visita à Rocinha, um discurso na Assembleia Legislativa e um protesto contra a privatização da Petrobras.

    Ao revelar um pouco do cotidiano de um político de esquerda (e um raro deputado respeitado no Rio de Janeiro), não deixa de guardar seu interesse ""mas a impressão final é a mesma de muitos curtas: a de que parece um ensaio para um longa-metragem. (PEDRO BUTCHER)

    Divulgação
    Crédito: Divulgação Legenda: Cena de "Uma Família Ilustre", de Beth Formaggini, que está no Festival Internacional de Curtas de São Paulo ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena de 'Uma Família Ilustre', de Beth Formaggini, que está no Festival Internacional de Curtas de São Paulo

    UMA FAMÍLIA ILUSTRE
    QUANDO: 21/8, ÀS 17H, NO MIS

    O formato convencional de entrevista aumenta o impacto do filme de Beth Formaggini que enfoca a política de extermínio dos militantes de esquerda no regime militar.

    O ex-delegado Cláudio Guerra identifica as vítimas e dá detalhes dos modos de incineração dos corpos numa indústria, num método semelhante ao dos nazistas.

    Mais apavorante que a neutralidade do depoimento é a comprovação de como a tortura e o assassinato foram institucionalizados pela ditadura. Para eles, não bastava derrotar e matar, era preciso extinguir, a ponto de os parentes hoje nem conseguirem acreditar se o que aconteceu é fato ou ficção. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

    Divulgação
    Créditos: Divulgação Legenda: cena do curta "Ciclo 7 x 1", que está no Festival Internacional de Curtas de SP ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena do curta 'Ciclo 7 x 1', que está no Festival Internacional de Curtas de SP

    CICLO 7X1
    QUANDO: 27/8, ÀS 17H, NO MIS

    Intercalar o cotidiano de uma catadora de papel com seis filhos e as vitórias da seleção na Copa (e a derrota para a Alemanha) é o conceito que "Ciclo 7 x 1" esboça.

    Para evitar a retórica da miséria, o diretor Gil Baroni opta pela observação, a fim de captar à distância o abismo social flagrado num mesmo espaço. Esse olhar nos desloca para um lugar social que ignoramos e evidencia a alienação total entre as classes, mais do que o conflito.

    Mas o acúmulo de observação ao longo de 25 minutos provoca desatenção. Uma edição decisiva permitiria impor um ponto de vista que está lá, mas pouco se percebe. (CÁSSIO STARLING CARLOS)

    Divulgação
    Lucrecia Martel nos bastidores de seu filme 'Zama
    Lucrecia Martel nos bastidores de seu filme 'Zama'

    NO TE LA LLEVARÁS, MALDITO
    QUANDO: 27/8, ÀS 19H, NO MIS

    Um garoto de caricato sorriso diabólico e um jorro de sangue espalhado nos azulejos brancos do banheiro.

    Rodado em 1989, o curta pouco tem a ver com a sutileza e o rigor dos quadros que consagrariam a argentina Lucrecia Martel ("A Menina Santa", "Pântano") nas décadas seguintes.

    A trama, contudo, já dá algum prenúncio do que se poderia esperar dela: o mergulho numa mente angustiada. No caso, um garoto, que usa desenhos para projetar uma vingança imaginária contra o alvo amoroso de sua mãe.

    Com menos de dois minutos, o filme embebido em estética kitsch dos anos 1980 só vale para os fãs curiosos. (GUILHERME GENESTRETI)

    *

    26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SÃO PAULO
    QUANDO: DE QUI. (20) A DOM. (30)
    ONDE: DIVERSAS SALAS
    QUANTO: GRÁTIS
    PROGRAMAÇÃO COMPLETA E ENDEREÇOS kinoforum.org.br/curtas/2015

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024