• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 01:48:06 -03

    Artista Maria Lynch estampa imagem de seu nascimento em outdoor no Rio

    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    21/08/2015 17h00

    Um bebê ainda sujo de sangue, bem no momento em que é puxado pela cabeça para fora da barriga da mãe, vai dominar em breve a paisagem do Flamengo, na zona sul do Rio. A imagem de dez metros de altura, uma fotografia da artista Maria Lynch na hora em que nasceu, estará estampada a partir de semana que vem na fachada do centro cultural Oi Futuro.

    Num contraste gritante entre escalas, a intimidade de um parto será então escancarada para toda a cidade, tal qual um outdoor. Lynch reconhece a ironia em usar uma estratégia publicitária para não vender nada. "Essa ambiguidade me interessa numa grande escala de provocação", diz a artista. "Em vez de vender um produto, esse é um espaço sem lógica. Quero provocar a dúvida sobre quem é essa pessoa que ainda não é nada e o resto é construção."

    Divulgação
    Fotografia de Maria Lynch que será exposta na fachada do Oi Futuro, no Rio
    Fotografia de Maria Lynch que será exposta na fachada do Oi Futuro, no Rio

    No caso, Lynch também evoca nesse trabalho a ideia de construção de um artista. Numa sabotagem do que poderia ser um ato ególatra, ela se exibe irreconhecível, ainda um bebê todo contorcido, para a multidão que passa pela praia do Flamengo ou anda pela rua Dois de Dezembro. "Por ser o meu parto, falo de uma subjetividade", observa. "É um comentário entre identidade e um certo início, o ponto em que tudo começa."

    Lynch, que nasceu no Rio, conta que viu pela primeira vez essa fotografia tirada pelo pai quando já era adolescente. Quis roubar a imagem e um ano atrás acabou escaneando para desenvolver um trabalho. "Nunca tinha mostrado isso em nenhum formato", diz a artista. "Agora vai ser interessante ver a reação das pessoas. É engraçado estar de alguma maneira na sua própria paisagem."

    Divulgação
    Fotomontagem com fotografia de Maria Lynch na fachada do Oi Futuro, no Rio
    Fotomontagem com fotografia de Maria Lynch na fachada do Oi Futuro, no Rio

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024