• Ilustrada

    Thursday, 16-May-2024 21:21:06 -03

    Festival Café Amsterdã traz a SP destaques da literatura da Holanda

    DE SÃO PAULO

    26/08/2015 02h30

    O Café Amsterdã começa nesta quarta (26) em São Paulo com a proposta de apresentar aos leitores brasileiros a literatura holandesa, cujo vigor contrasta com seu desconhecimento por aqui.

    Serão ao todo dez convidados, entre ficcionistas, poetas, autores infantojuvenis e de "graphic novels", além de diretores de cinema que adaptaram obras de escritores presentes no evento.

    O Café Amsterdã vai até domingo (30/8) em várias livrarias de São Paulo. Depois prossegue em Curitiba (também no domingo, durante o festival Litercultura) e no Rio (entre 31/8 e 4/9).

    A iniciativa da Fundação Holandesa de Literatura, em parceria com livrarias e bibliotecas, foi precedida do fomento a traduções –principal dificuldade na difusão da literatura holandesa no Brasil.

    Sebastiano Tomada/Getty Images
    NEW YORK, NY - NOVEMBER 18: Author Arnon Grunberg connected to a computer that will measure brain activity during a creativity session. He was born in Amsterdam in 1971. He lives and works in New York City. November 18, 2013. (Photo by Sebastiano Tomada/Getty Images) FOTO COM CUSTO- ILUSTRADA REPORTER FABIO VITOR ORG XMIT: 522466661 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Arnon Grunberg (com eletrodos na cabeça para medir atividade cerebral durante sessão de criatividade) dividirá mesa com Michel Laub no Rio

    Poucos autores haviam sido traduzidos antes –casos de Marjolijn Hof, autora de "Um Fio de Esperança" (WMF Martins Fontes) e um dos principais nomes da literatura infantojuvenil do país, e Arnon Grunberg, que já teve publicados "Amsterdã Blues" e "Dor Fantasma" (ambos da editora Globo e ambos esgotados nas livrarias).

    Grunberg lança agora no Brasil o romance "Tirza" (Ed. Rádio Londres), adaptado para as telas por Rudolf van den Berg (o filme será exibido em mostra paralela no Rio).

    Grunberg dividirá mesa com Michel Laub (28/8) no Rio. Hof, com o autor de livros infantis Ilan Brenman.

    Brasileiros como Fabrício Corsaletti, Alberto Martins, Daniel Galera e Noemi Jaffe também estão confirmados.

    Não faltam no evento referências a ícones da cultura holandesa, como o pintor Van Gogh, numa produção cuja tônica, no entanto, são os escritores contemporâneos Toine Heijmans e Tommy Wieringa, que trazem uma percepção de dramas individuais característica de um dos países mais cosmopolitas do mundo.

    CAFÉ AMSTERDÃ
    QUANDO: 26/8 A 30/8 - SP; 30/8 - CURITIBA; 31/8 A 4/9 - RIO
    ONDE: LOCAIS E PROGRAMAÇÃO NO SITE DO EVENTO
    QUANTO: GRÁTIS

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024