• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 14:00:04 -03

    CRÍTICA

    Com exageros, peça com textos de Pirandello cresce até o final

    GUSTAVO FIORATTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    28/08/2015 02h42

    O espetáculo "Caffé Noturno", que tem direção de Fabio Caniatto, conjuga encenações de duas novelas de Luigi Pirandello (1867-1936). No apagar de luzes entre as peças, revigoram-se as possibilidades de percepções reflexivas que marcam a obra do autor.

    Com frequência, os personagens de Pirandello são analisados como sujeitos que observam a si próprios do exterior, como se percorressem caminhos entre a subjetividade do íntimo e a objetividade de ver a experiência alheia.

    "Caffé Noturno" faz um jogo similar, articulando "O Medo" e "Com a Morte em Cima", ambos protagonizados por um casal, atentos a fragilidades da existência. Os personagens de uma cena parecem observar suas projeções na cena seguinte.

    No primeiro conto, uma mulher trai seu marido com um amigo dele. Os amantes estão a sós em cena, e a relação é perturbada pela possibilidade de o sujeito traído ter descoberto a farsa sem se manifestar. A ausência dele atua sobre o casal como propulsor de uma paranoia delirante, corroendo a relação de amor.

    "Com a Morte em Cima" expõe o homem que distanciou-se de suas aflições, todas elas relacionadas à certeza da morte. Ele vasculha possibilidades de significação da existência no efêmero e no prosaico. Ela o observa, atuando como um olhar sobre o olhar alheio sobre si próprio.

    A composição ocupa um espaço labiríntico, onde lâmpadas pendem do teto mantendo distâncias diversas do chão. Paralelos, os fios negros completam o jogo de linhas traçadas no piso negro com fitas adesivas brancas.

    A opção por atuações exageradas, vozes volumosas, expressões que não deixam dúvidas, leva o conjunto à beira do colapso. Até o fim, porém, a peça cresce.

    CAFFÉ NOTURNO
    QUANDO: QUA. E QUI., ÀS 21H
    ONDE: VIGA ESPAÇO CÊNICO, R. CAPOTE VALENTE, 1.323, TEL. (11) 3801-1843
    QUANTO: R$ 40
    CLASSIFICAÇÃO: 14 ANOS

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024