• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 05:54:45 -03

    HQ recorre às imagens para dar voz às minorias durante a ditadura militar

    PAULO RAMOS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    31/08/2015 02h10

    Há duas propostas que permeiam o livro "Notas de um Tempo Silenciado" (Edições BesouroBox). A primeira é dar voz a pessoas que sofreram na pele a violência da ditadura militar brasileira (1964-1985). A segunda é expor os relatos em quadrinhos.

    A obra apresenta 13 histórias curtas. À exceção da última, que faz um resgate da trajetória do autoritarismo no país, as narrativas retratam diferentes personagens reais que vivenciaram o período.

    Robson Vilalba
    Ilustração do livro “Notas de um Tempo Silenciado”, de Robson Vilalba ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

    "O livro conta histórias de índios, guerrilheiros, mulheres, negros, ou seja, minorias que, por alguma razão, tiveram suas vidas condicionadas pelo regime ditatorial", diz o autor, Robson Vilalba, 31.

    "Eu queria contar histórias que escapassem do lugar-comum. Como o militar reprimido pelo golpe ou o guerrilheiro que traiu a guerrilha."

    Artista gráfico e sociólogo, ele afirma que teve de se valer de diferentes fontes para compor as narrativas. O contato com sobreviventes foi uma delas. Nos casos em que a pessoa havia sido assassinada, teve de se valer de notícias, trabalhos acadêmicos ou levantamentos da Comissão Nacional da Verdade.

    As páginas finais do livro trazem notas de como se deu o processo de apuração e de contato com as histórias.

    A maior parte dos casos havia sido veiculada no jornal paranaense "Gazeta do Povo" em abril do ano passado, por ocasião dos 50 anos de início do período militar. O livro reedita esse conteúdo e traz outros cinco relatos inéditos, nos quais intensifica o olhar para as minorias.

    Além de Curitiba, as histórias se passam em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

    FUSÕES

    O trabalho, que mescla jornalismo com quadrinhos, rendeu a Vilalba o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria arte. Atrativo à comercialização da obra, a informação está no alto da capa do livro.

    Notas de um Tempo Silenciado
    Robson Viialba
    l
    Comprar

    "Acho que outras pessoas podem se sentir motivadas a publicar jornalismo em formato de HQ", diz Vilalba, que pretende continuar a aposta nesse formato. Este é o primeiro livro em quadrinhos da Edições BesouroBox após fusão com outra editora do segmento, a 8Inverso.

    A lista de lançamentos para este semestre inclui dois trabalhos estrangeiros: o francês "O Trem dos Órfãos", de Philippe Charlot e Xavier Fourquemin, e o alemão "Berlinoir", de Reinhard Kleist e Tobias O. Meissner.

    NOTAS DE UM TEMPO SILENCIADO
    AUTOR Robson Vilalba
    EDITORA Edições BesouroBox
    QUANTO R$ 38 (104 págs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024