• Ilustrada

    Saturday, 22-Jun-2024 23:13:35 -03

    CRÍTICA

    Chinês 'Rua Secreta' extrai vigor de contraste entre fantástico e miséria

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    03/09/2015 02h20

    Os bons cineastas chineses mantêm viva a ideia original do cinema como um instantâneo da realidade, de imantar suas ficções com dramas que fazem do banal algo extraordinário.­

    A estreante Vivian Qu lança-se em "Rua Secreta" num exercício que poderia resultar em pouco mais que divagação de estilo ou exercício teórico feito para impressionar em festivais. O que alcança, porém, é uma agulhada política que os melhores artistas chineses têm como cerne de suas propostas.

    Seus personagens são Li, um jovem cartógrafo que mapeia ruas para inserir em GPS e complementa o orçamento fazendo bicos de instalador de câmaras de vigilância.

    Divulgação
    Créditos: Divulgação Legenda: Cena do filme "Rua Secreta" ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O ator Yulai Lu como o jovem cartógrafo Li Qiuming

    No alvo dele, surge no primeiro minuto uma garota enigmática que o atrai e depois desaparece, como as mulheres fatais dos antigos filmes noir.

    A trama se enrola na tal rua do título, um local que some em mapas e que é uma espécie de buraco negro urbano. Um "laboratório" situado nela representa o papel de face oculta da sociedade, um aparato policial que controla e pune desvios, um pesadelo paranoico.

    A aposta da diretora é abordar esse material que acumula situações fantásticas, românticas e metafóricas de um modo direto e realista, inspirando-se no modo como Kafka representou a dominação sem nunca elevar o tom.

    As cenas envolvem quase sempre episódios de trabalho, são feitas nas ruas, em lojas, no interior de casas e em parques, projetam o cotidiano e captam o comum.

    O lado heroico de Li combina a curiosidade pelo segredo e a vontade de ter uma garota inalcançável. No entanto, ele é apenas um zé ninguém, refém de trabalhos precários e despojado de futuro. Em torno dele, os colegas e pais também nada são ou deixaram de ser.

    "Rua Secreta" extrai seu vigor desse contraste, interpondo situações fantásticas e românticas num universo cuja fragilidade e miséria se tornam quase irreais.

    RUA SECRETA (Shuiyin jie)
    DIREÇÃO Vivian Qu
    ELENCO Yulai Lu, Wenchao He, Yong Hou
    PRODUÇÃO China, 10 anos, 2013
    QUANDO estreia nesta quinta (3)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024