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    Moda

    Faro para tendência jovem é destaque da coleção 'Moda de A a Z'

    PEDRO DINIZ
    DE COLUNISTA DA FOLHA

    04/09/2015 02h30

    O que seria da Burberry sem a mão jovem do britânico Christopher Bailey na reestruturação da marca, reconhecida mundialmente por seus "trench coats", nos anos 2000? E da Calvin Klein sem a sofisticação esportiva das roupas do estilista que dá nome à grife, popular nos anos 1980 pelas calças colantes de cinco bolsos?

    O faro para identificar as mudanças no comportamento da juventude e adaptá-las nas araras é um dos temas que guia o terceiro volume da coleção "Moda de A a Z", que a Folha publica em bancas e livrarias aos domingos.

    Bailey, descrito no segundo volume como o responsável por aproximar a Burberry da música e do digital, revisitou formas e volumes, cores e materiais do casaco criado por Thomas Burberry (1835-1926) a pedido da força aérea britânica, em 1901, que queria a peça no corpo de oficiais durante a guerra.

    Reprodução
    Colecao Folha Moda de A a Z, volume 3 - O historico trench Burberry com chapeu, 1930 . Credito:Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O histórico "trench" Burberry com chapéu, em 1930

    O "trench" –trincheira, em inglês– viraria febre a partir de 1909, assim como a padronagem Burberry, um xadrez vermelho e preto até hoje copiado por confecções de moda popular.

    Oitenta anos depois, Calvin Richard Klein lucraria US$ 30 milhões com uma marca homônima responsável por levar o sexo à moda.

    Quando a atriz Brooke Shields apareceu, aos 15, dizendo em campanha publicitária que não havia nada entre ela e sua "Calvin", o modelo vendeu, em um mês, 2 milhões de exemplares.

    Foi de Klein a ideia de transformar calcinhas e cuecas em objetos de moda e de implementar na moda americana o vestido para dia e noite, uma forma de saciar o desejo das executivas em usar a mesma roupa do trabalho na festa à noite.

    Esse apreço pela praticidade repercutiu nas coleções seguintes da marca, que buscou na performance dos tecidos e das linhas da roupa esportiva a alta qualidade da execução de suas peças.

    O terceiro volume da coleção também apresenta a primeira perspectiva da criação de um estilo. O "boho chic", nascido nos anos 2000 na mesma Inglaterra da grife Burberry, tem conexão direta com o gosto pela mistura de moda urbana e clássica dos jovens do Reino Unido.

    Abreviação de "boêmio", o "boho" se caracteriza por um estilo de vida anticonformista, com destaque para colares baratos, roupas usadas e quase sempre peças artesanais mescladas a casacos de pele e jeans detonados.

    Credita-se a criação desse estilo decadente e chique à modelo inglesa Kate Moss, mas a cantora Cher, já nos anos 1960, flertava com as referências hippies e ciganas que formam esse estilo.

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