• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 13:40:46 -03

    Helena Jobim, irmã de Tom, morre aos 84 anos em Belo Horizonte

    DE SÃO PAULO

    14/09/2015 16h05

    A escritora Helena Jobim, irmã de Tom Jobim, morreu na noite de domingo (13), aos 84 anos em Belo Horizonte.

    Segundo o portal "G1", Helena morreu em decorrência de problemas nos rins. O hospital Felício Rocho, onde ela estava hospitalizada, não foi autorizado pela família a confirmar a causa da morte nem a dar mais informações sobre o caso. O corpo de Helena foi sepultado às 15h desta segunda (14), no Cemitério da Paz.

    Rosana Cacciatore - 29.abr.08/Folhapress
    ORG XMIT: 540601_1.tif Helena Jobim (à dir.), irmão de Tom Jobim, ao lado do diretor Nelson Pereira dos Santos no set de filmagem do documentário "Tom - Um Homem Iluminado" baseado na biografia que ela escreveu, na praia de Moçambique, em Florianópolis, SC. (Florianópolis, SC, 29.04.2008. Foto de Rosana Cacciatore/Folhapress)
    Helena Jobim (à dir.), irmão de Tom Jobim, ao lado do diretor Nelson Pereira dos Santos no set de filmagem do documentário "Tom - Um Homem Iluminado"

    Autora da biografia "Antônio Carlos Jobim - Um homem iluminado" (1996), publicada pela Nova Fronteira, a irmã era uma das três mulheres fundamentais na vida do maestro —formavam com ela a tríade suas duas mulheres, Thereza e Ana. A história inspirou o documentário "A Luz do Tom" (2013), de Nelson Pereira dos Santos.

    Helena publicou os romances "A Chave do Poço do Abismo" e "Clareza 5". Também escreveu a "Trilogia do Assombro", "Recados da Lua" e "Pressinto os Anjos que me Perseguem", pela editora Record.

    Venceu o prêmio Destaque em Prosa, da União Brasileira de Escritores em 1993, pelo conjunto de sua obra.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024