• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 03:38:20 -03

    Com gravata frouxa e rebolado, Rod Stewart provoca furor em SP

    DAIGO OLIVA
    EDITOR-ADJUNTO DA "ILUSTRADA"

    20/09/2015 00h21

    Com paletó dourado, gravata frouxa e muito rebolado, Rod Stewart conquistou as 15 mil pessoas que foram ao estádio Allianz Park, em São Paulo, na noite deste sábado (19).

    O cantor britânico, em sua quinta passagem pelo país, provocou furor ao mostrar a barriga e chutar bolas de futebol autografadas para a plateia –repetindo a brincadeira que havia feito no show de 2008, realizado no mesmo local.

    Assim como na apresentação que fez na última quinta-feira (17), em Curitiba, na Arena da Baixada, o cantor misturou covers que revelam suas influências –desde o soul de Sam Cooke ("Having a Party") ao folk de Cat Stevens ("The First Cut Is the Deepest")– a clássicos como "Maggie May" e "Baby Jane".

    Após abrir com "Infatuation", ele tocou na primeira parte do repertório sucessos como "Tonight's the Night" e "It's a Heartache", mas só fez o público levantar da cadeira com o cover de "Have You Ever Seen the Rain?", hit dos anos 1970 da banda americana Creedence Clearwater Revival.

    Em seguida, desfilou a canção "Forever Young", numa versão longa o bastante para um solo de percussão e uma troca de figurino. Rod voltou ao palco para cantar o refrão final da faixa trajando terno pink e meias cor de mostarda.

    Aos 70, o britânico mantém a mesma voz rouca e energia que marcou toda a sua carreira. Durante uma hora e 45 minutos, dançou e interagiu com os companheiros de palco. A paixão pelo Celtic, clube de futebol pelo qual é fanático, estava estampada no bumbo da bateria e nas imagens do telão, com cenas da vitória do time escocês sobre o Barcelona, em 2012.

    Na ocasião, o resultado levou Rod às lágrimas. O público correspondeu ao erguer camisetas da equipe e também um uniforme da seleção brasileira com o nome do cantor nas costas.

    No palco, o britânico dividiu o protagonismo com as mulheres que integram sua banda de apoio. Entre backing vocals, percussionistas, violinistas e outras instrumentistas, havia 14 mulheres no grupo. Em outro momento concebido para que Rod fizesse sua terceira troca de roupa, elas comandaram "I'm Every Woman", canção setentista de Chaka Khan, ainda mais famosa na voz de Whitney Houston.

    A partir daí, a última parte do show foi dedicada às faixas "suingadas", embora tenha encerrado a apresentação -sem bis- com a balada "Sailing", cover dos Sutherland Brothers. Ao iniciar o hit "Da Ya Think I'm Sexy?", o telão exibiu uma capa da "Rolling Stone" com uma aspa da entrevista do cantor à revista: "Eu não quero cantar 'Da Ya Think I'm Sexy?' aos 50 e ser uma paródia de mim mesmo". Nem ele nem nenhum dos fãs estavam nem aí.

    Neste domingo (20), o britânico encerrará a terceira noite do Rock in Rio, depois dos shows de Elton John, Seal e dos brasileiros dos Paralamas do Sucesso.

    SETLIST
    1. "Infatuation"
    2. "Having a Party"
    3. "It's a Heartache"
    4. "Young Turks"
    5. "Tonight's the Night"
    6. "Baby Jane"
    7. "Rhythm of my Heart"
    8. "Have You Ever Seen the Rain?"
    9. "Forever Young"
    10. "The First Cut Is The Deepest"
    11. "I Don't Want To Talk About It"
    12. "Have I Told You Lately"
    13. "Please"
    14. "I'm Losing You"
    15. "Sweet Little Rock & Roller"
    16. "I'm Every Woman"
    17. "You're in My Heart"
    18. "Maggie May"
    19. "Stay with Me"
    20. "Da Ya Think I'm Sexy?"
    21. "Sailing"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024