• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 10:41:14 -03

    Obra renascentista retorna ao Masp e será exposta em dezembro

    NINA RAHE
    DE SÃO PAULO

    06/10/2015 02h30

    "Virgem com Menino, São João Batista Criança e um Anjo", o tondo do italiano Piero di Cosimo (1462-1522) retornou na quinta (1º) para o Museu de Arte de São Paulo, após restauro na Itália. A obra, adquirida em 1951, foi exibida pela última vez em 2009, mas permaneceu pouco tempo à vista por conta do estado deteriorado em que se encontrava.

    Segundo a restauradora do museu, Karen Cristiane Barbosa, o tondo (obra feita em suporte redondo) tinha perdido parte da camada pictórica.

    Após integrar uma retrospectiva de Piero di Cosimo na National Gallery of Art, em Washington (EUA), a tela renascentista será exposta em São Paulo a partir de 11/12.

    Na data, os cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi –e aposentados nos anos 1990– voltam ao Masp.

    DivulgaçãoDivulgação
    Tondo renascentista de Piero di Cosimo. Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    "Virgem com Menino, São João Batista Criança e um Anjo", que retornou na quinta (1º) ao Masp

    A exibição do tondo só será possível devido a um mecenas de 25 anos, que arcou com 55 mil euros (R$ 241 mil) gastos com transporte e seguro.

    Inácio Rebetez soube, em uma aula de história da arte, sobre a condição da pintura e passou a estudá-la no mestrado. Descendente de um ex-ministro da Fazenda, o baiano Clemente Bittencourt (1900-1981), o estudante diz que este é o único Di Cosimo que pertence a um museu no hemisfério sul.

    E a única "Virgem com o Menino" que retrata uma lagarta –mais precisamente de mariposa caveira, segundo um entomólogo da UFRJ.

    "Qual era a ideia de Piero em pintar uma lagarta cujo adulto exibe o símbolo da morte numa cena religiosa como essa? Seria para enfatizar o destino trágico do Menino Jesus?", ele questiona.

    "É um detalhe singular que desafia a compreensão."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024