• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 13:08:45 -03

    Lázaro Ramos e Taís Araújo revivem último dia de Martin Luther King

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    EDITORA-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    09/10/2015 02h38

    A figura mítica de Martin Luther King é deixada de lado em "O Topo do Montanha", peça que estreia nesta sexta-feira (9), em São Paulo, com o casal Lázaro Ramos e Taís Araújo no elenco.

    O que busca o texto da americana Katori Hall é mostrar o lado humano, com seus erros e medos, do pastor e ativista político, um dos principais nomes na luta pelo direito dos negros nos Estados Unidos.

    "É uma peça feita para humanizar a imagem desse líder", afirma Taís. "Não é uma homenagem a Martin Luther King", completa Lázaro, que divide a direção com Fernando Philbert. "Desde o princípio, o que quisemos trazer são as questões que ele levantava, como a coragem, o não preconceito, a autoestima, a não violência, o afeto."

    Trata-se dos momentos derradeiros de King, logo após seu discurso "The Mountaintop" (o topo da montanha), numa igreja de Memphis, em 3 de abril de 1968 –ele seria morto no dia seguinte, aos 39 anos.

    No quarto de hotel onde passou a sua última noite, King (Lázaro) se depara com a bela camareira Camae (Taís). Desbocada, ela desata a questionar as atitudes e os pensamentos do ativista, seus medos e até seu lado mulherengo. "Ela está lá para provocá-lo", conta a atriz.

    Ali, King –que era odiado por muitos segregacionistas do sul dos EUA– já pressentia sua morte. "O medo virou o meu melhor amigo", diz o personagem em cena.

    O encontro é fictício. Mas tudo –falas, acontecimentos e até uma briga de travesseiros– é baseado em episódios que King viveu com outras pessoas, explica o casal.

    VERSÃO BRASILEIRA

    Escrita em 2009, a peça já teve montagem na Broadway dois anos depois, com os atores Samuel L. Jackson e Angela Basset no elenco.

    Mas o primeiro contato de Lázaro e Taís com o texto não foi positivo. Já tinham ouvido indicações dos diretores Dennis Carvalho e João Falcão, porém acharam a peça muito americana, difícil para o público brasileiro.

    Foi só quando Lázaro entrevistou, em 2013, o então ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa para o programa "Espelho" (Canal Brasil) que se deparou com uma tradução que lhe agradasse. Recebeu a versão de Silvio Albuquerque, chefe de gabinete de Barbosa.

    Do original, foram retiradas referências muito locais. A montagem tampouco é fiel às indicações detalhadas da autora em relação ao cenário e à luz –na versão brasileira, esta é pouco realista, sugerindo um ambiente onírico.

    "Quisemos mostrar um grande líder que se viu no dia de sua morte em contato com suas fragilidades e forças", diz Lázaro. "Ele era um visionário. Coisas que dizia nos anos 1960 são o que a gente ainda precisava ouvir em 2015."

    O TOPO DA MONTANHA
    QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, dom., às 18h; até 20/12.
    ONDE Faap, r. Alagoas, 903, tel. (11) 3662-7233/ 7234
    QUANTO R$ 90
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024