• Ilustrada

    Tuesday, 25-Jun-2024 20:14:08 -03

    CRÍTICA

    Sem entrevistas, 'Aqui Deste Lugar' é bom, mas frouxo

    ELEONORA DE LUCENA
    DE SÃO PAULO

    11/10/2015 02h07

    A batalha cotidiana de três famílias pobres urbanas é a matéria-prima de "Aqui Deste Lugar", de Sérgio Machado e Fernando Coimbra. Em São Paulo, no Ceará e no Rio Grande do Sul, o documentário pesca exemplos de convivência, labuta e humor.

    As casas são apertadas e abrigam muitos. As mulheres dão o tom: trabalham como domésticas, buscam auxílio oficial, cuidam dos pequenos, incentivam os maiores a estudar. Dançam, cantam e arrancam risadas da plateia.

    A opção dos diretores é a do cinema direto. As câmaras acompanham as rotinas dos grupos, instaladas nas salas, cozinhas, escolas, ônibus e nos lugares de trabalho. Não há entrevistas. As pessoas falam sabendo que estão sendo filmadas, mas, aparentemente, não são guiadas.

    Na técnica está a força e a debilidade do trabalho. A filmagem entra no cotidiano e capta movimentos que parecem espontâneos –especialmente das crianças. Ao mesmo tempo, talvez por falta de um roteiro mais firme, o longa segue sem tensão, frouxo e magro de informações.

    Pablo Hoffman/Divulgação
    Kenedy de Souza Leal em cena de Aqui Deste Lugar Foto: Pablo Hoffman ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Kenedy de Souza Leal em cena de "Aqui Deste Lugar"

    Pouco se fica sabendo das histórias daquelas pessoas. A câmera capta mais a vivência miúda. De vez em quando escapa alguma memória. Melhoraram de vida? É possível. Celulares, computadores e motos são presença constante. Uma jovem fala do sonho de estudar no exterior.

    Todos recebem o Bolsa Família, mas o filme não é sobre o programa –que aparece de forma lateral. Nem de longe entra no debate político, tampouco mostra como as famílias usam os recursos.

    Evitando um viés mais engajado, o documentário carece de um rumo claro, se contentando com um formato sem musculatura. A ótima fotografia e a boa montagem são destaques.

    "Aqui Deste Lugar" tem o mérito de jogar nas telas personagens em transformação de um Brasil profundo que há até pouco tempo não ganhava visibilidade. Algo que, na ficção, está em cartaz em "Que Horas Ela Volta". Num país de elite raivosa e conservadora, já é muito –e é político.

    AQUI DESTE LUGAR
    DIREÇÃO Sérgio Machado e Fernando Coimbra
    PRODUÇÃO Brasil, 2015, livre
    QUANDO em cartaz

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024