• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 19:36:20 -03

    Mostra surrealista de Patricia Piccinini atrai 9.000 ao centro

    NINA RAHE
    DE SÃO PAULO

    13/10/2015 02h30

    A artista australiana Patricia Piccinini mal acreditou na multidão que foi conferir a abertura de sua primeira individual em São Paulo, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até 4 de janeiro de 2016.

    "Viu a quantidade de pessoas? Milhares", ela disse à Folha por volta das 17h de segunda (12), antes de saber que os visitantes tinham chegado a 9.000 no primeiro dia da mostra –4.186 pessoas com ingressos e cerca de 5.000 que tiveram acesso apenas às obras do térreo e do subsolo, liberado excepcionalmente para a abertura.

    O público registrado foi inferior ao da exposição "Frida Kahlo - Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México", que fica até janeiro no Tomie Ohtake (av. Faria Lima, 201, tel. 2245-1900) e recebeu 11.832 pessoas no dia 27 de setembro, com tempo médio de espera de 2 horas.

    Mesmo assim, a pergunta feita por Patricia, que se dizia feliz com a diversidade dos espectadores, desde crianças até aposentados, foi repetida pelo arquiteto Silvio Coelho, 52, com bastante pessimismo. "Melhor retornar durante a semana, deve estar mais tranquilo", disse.

    O MONSTRO

    A enorme fila, que virava a quadra da instituição, era apenas para aqueles que não tinham garantido ingresso pelo site ou aplicativo do Ingresso Rápido (veja informações ao lado), e registrou tempo médio de meia hora.

    Raiane Lopes, 37, operadora de caixa, chegou às 14h no local. Enfrentou a fila para adquirir o convite na bilheteria e depois esperou até as 16h30 para ter seu acesso liberado. Desde julho, o Centro Cultural divide os visitantes por faixas de horários que vão de 9h30 às 19h30, com intervalos de uma hora.

    O publicitário Eduardo Garcia, 38, em contrapartida, adquiriu o ingresso antecipadamente e esperou apenas 15 minutos para entrar.

    Alheias à espera, as crianças mostravam entusiasmo dentro e fora do espaço expositivo. Isadora Saranz, 6, ficou com medo "do menino dormindo com o monstro" na obra "Undivided" (indiviso). "Mas acho que ele nem sabia que tinha alguém do lado", a menina amenizou.

    DECEPÇÃO

    A curadora de arte Silvia Albertini, 38, além da exposição, viu também a obra "Skywhale", balão híbrido de baleia e tartaruga que foi erguido no Vale do Anhangabaú. "Foi um pouco perturbador ver aquele ser estranho dominando o Vale", diz.

    Muitas pessoas, no entanto, não conseguiram conferir o trabalho. Divulgada para as 16h30 no site do CCBB, a ação foi antecipada em uma hora por conta do mau tempo.

    O arquiteto Silvio Coelho percorreu o entorno do local, em busca dos melhores ângulos para registrar a obra sobre a cidade de São Paulo. Voltou para a casa, no entanto, sem nenhuma foto.

    APLICATIVOS E SITE ALIVIAM ESPERA

    Para visitar a exposição ComCiência, em cartaz no CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 11-3113-3651) de qua. a seg., das 9h às 21h, é possível utilizar um sistema de agendamento por meio do site ingresso.com e do aplicativo gratuito do Ingresso Rápido, disponível na Apple Store e no Google Play. Após o cadastro, é só selecionar a mostra, reservar o ingresso, que é grátis, e apresentá-lo na entrada da instituição.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024