• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 07:05:05 -03

    crítica

    Montagem com retrato humano de Luther King incomoda muita gente

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    13/10/2015 02h39

    Sob a aparência inofensiva de uma comédia romântica e depois de um realismo mágico hollywoodiano, "O Topo da Montanha" incomoda muita gente. A peça da jovem americana de Memphis Katori Hall foi festejada em Londres, ao estrear, mas execrada depois em Nova York.

    Seu retrato demasiado humano de Martin Luther King, com chulé e querendo trair a mulher, não se mostrou aceitável para a imagem do líder negro que vinha de fazer seu derradeiro pronunciamento –que dá título à peça.

    Foi o discurso de Memphis, no Estado americano do Tennessee, em que defendeu uma greve de lixeiros e falou contra o recurso à violência na defesa de seus direitos. No final, prenunciou o próprio homicídio, no dia seguinte, em 4 de abril de 1968.

    A peça se passa naquela noite, no hotel onde ele seria depois assassinado. Uma faxineira leva café até o quarto, ele pede cigarro e os dois flertam e conversam. A certa altura, Camea, a linda e sedutora faxineira, sobe na cama e faz um discurso oposto ao de King, em defesa da violência.

    Daí parte do incômodo, não só em Nova York, mas em São Paulo, onde estreou com Lázaro Ramos e Taís Araújo, bem-sucedidas estrelas negras –a exemplo de Samuel L. Jackson e Angela Bassett na versão nova-iorquina.

    Sentado ao lado do crítico, na estreia, um casal branco não parou de resmungar durante a peça, e depois saiu falando mal para quem quisesse ouvir.

    Ramos, conhecido desde a interpretação de grande energia juvenil no espetáculo baiano "A Máquina" em 2000, ao lado de Wagner Moura e Vladimir Brichta, é hoje protagonista pleno.

    Compõe King de maneira contida, sem excesso no humor e menos ainda no drama. Expõe as fragilidades do personagem sem apelar ao patético. A grandeza se revela em seu olhar concentrado, por trás dos temores.

    É Taís Araújo quem responde pela ação na peça de Katori Hall. São suas as frases curtas, as "one-liners" de comédia, que ela expressa sem sublinhar demais, provocando espasmos de riso, instantes depois, no público. É engraçada e emocionante.

    Como diretor, Ramos tem nessa contenção das atuações a qualidade maior. De resto, inspira-se na encenação espetaculosa da Broadway, como nas projeções de personagens históricos do final –ainda que seja sempre bom relembrar vultos como o jornalista negro e baiano Luiz Gama (1830-82), ex-escravo e líder abolicionista.

    O TOPO DA MONTANHA
    QUANDO sex., 21h30; sáb., 21h; dom., 18h
    ONDE Faap, r. Alagoas, 903, tel. (11) 3662-7233
    QUANTO R$ 90
    AVALIAÇÃO muito bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024