• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 02:34:10 -03

    Site americano elege melhores versões de 'Águas de Março', de Tom Jobim

    BEATRIZ MONTESANTI
    DE SÃO PAULO

    13/10/2015 17h10

    O jornalista James Fallows está em busca da melhor versão da canção "Águas de Março", composta pelo maestro Tom Jobim em 1972 e imortalizada em um dueto feito por ele com Elis Regina.

    Ao longo de duas semanas, e com a ajuda de leitores, Fallows reuniu em um post no site da revista "Atlantic" mais de 30 derivações da música.

    O jornalista escreve, também para a revista, crônicas sobre o grupo indie Pomplamoose, composto pela cantora e guitarrista Nataly Dawn e pelo multi-instrumentista Jack Conte.

    A busca começou quando Dawn, em parceria com o cantor e baterista Carlos Cabrera, lançou sua própria versão de "Waters of March", acompanhado de um vídeo quase didático em que a dupla mostra os elementos citados por Jobim na canção.

    Water of Marck (Nataly Dawn & Carlos Cabrera)

    Daí, Fallows seguiu vasculhando a internet por inusitadas variações.

    Entre elas, há a versão cantada pelo mestre da bossa nova João Gilberto, o dueto bilíngue de Marisa Monte com David Byrne, uma adaptação do cantor de origem chiensa Yo-Yo Ma, uma tentativa de Charlie Sheen de cantar em português, uma jingle-adaptação para um comercial dos anos 1980 da Coca-Cola, uma versão em esloveno e uma do grupo japonês Cibo Matto.

    Coca-Cola - Waters of March

    Nesta segunda (12), Fallows fez seu ranking pessoal das melhores versões enviadas. O primeiro lugar ficou para Elis e Tom, seguidos por outros dois duetos: Stacey Kent com Suzanne Vega, cantando em francês, e Marisa Monte com Byrne.

    João Gilberto ficou em quarto lugar com sua cantoria "hipnótica", escreveu Fallows. O jornalista teve uma fase em sua vida, conta, em que trabalhava absorto no violão de Gilberto ressoando em seus fones de ouvido.

    Suzanne Vega & Stacey Kent

    A "Ilustrada" também selecionou algumas alternativas da célebre canção, e encontrou uma versão sertaneja, na voz de Chitãozinho & Chororó, uma derivação em ritmo de dub, feita pela Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, e um pot-pourri da música com "Hora do Almoço", na voz de Belchior.

    Confira algumas:

    Versões de 'Águas de Março'

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024