• Ilustrada

    Tuesday, 25-Jun-2024 22:17:33 -03

    Detetive contemplativo de Luiz Alfredo Garcia-Roza vira série de TV

    BEATRIZ MONTESANTI
    DE SÃO PAULO

    15/10/2015 02h49

    Protagonista de dez romances policiais, o reflexivo delegado Espinosa, criado em 1996 por Luiz Alfredo Garcia-Roza, virou protagonista de uma série de TV, "Romance Policial - Espinosa", do GNT.

    O suspense traz Domingos Montagner no papel do detetive que comanda o 12º DP de Copacabana, no Rio. A trama é baseada na obra "Uma Janela em Copacabana", de 2011, quarto livro de Garcia-Roza com o personagem –que surgiu pela primeira vez em "O Silêncio da Chuva", vencedor dos prêmios Nestlé de Literatura (1996) e Jabuti (1997).

    "Outros livros se prestariam bem à série", comenta o diretor José Henrique Fonseca sobre a escolha de enredo. "Mas optamos pelo estabelecimento inicial do assassinato de detetives, que obriga Espinosa a criar um grupo de investigação especial."

    Logo no primeiro episódio, que vai ao ar nesta quinta (15) –serão oito ao todo–, dois detetives são encontrados mortos em seus respectivos apartamentos, ambos com um tiro na nuca.

    "Espinosa é um desafio muito interessante para o audiovisual, por ser uma personalidade tão interiorizada", diz o diretor. Para adaptar uma narrativa policial com "menos ação e mais reflexão", o detetive é retratado em longas caminhadas pela praia, dando braçadas no mar e ouvindo música enquanto toma uísque.

    Em relação à história original, alguns personagens são transfigurados, como a namorada do detetive –que na série ganha mais espaço como proprietária de uma galeteria frequentada pelos policiais. Também surge a "banda podre" da delegacia. "Criamos para dar uma certa dinâmica no que era uma zona de conforto do personagem".

    Acostumado aos romances do pai, Rubem Fonseca, o diretor diz não ter se intimidado ao adaptar um grande autor. "Ele [Garcia Rosa] não se preocupa muito. Sabe que o Espinosa é uma criação da literatura e sempre terá esse lugar inatingível.", diz. "Cada leitor tem o seu Espinosa, e o nosso tem uma cara, uma roupa, uma música. "

    Caso a série ganhe nova temporada, é possível que Espinosa ceda seu espaço para outro célebre detetive do romance policial nacional. "Mas é óbvio que ele daria muitos outros episódios", comenta Fonseca.

    NA TV
    Romance Policial - Espinosa
    QUANDO quinta (15), às 22h30, no GNT

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024