• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 17:31:20 -03

    CRÍTICA

    Com clichês de filmes de ação, 'Dheepan' é apenas espetáculo

    INÁCIO ARAUJO
    CRÍTICO DA FOLHA

    22/10/2015 02h37

    Não é de espantar tudo que acontece com Dheepan. Ele é guerreiro de uma facção em luta no Sri Lanka. Para escapar para a Europa, depois de uma derrota, precisa adotar mulher e criança, como se fossem sua família.

    Com documentos forjados, vão para a França. Lá, Dheepan se torna guardião em um conjunto habitacional dominado por gangues que disputam o tráfico. Dheepan tem de se equilibrar ali, enquanto a mulher (ou falsa mulher) tenta se mandar para Londres, onde tem alguns parentes.

    Temos então o drama da emigração asiática, ao qual se soma o drama da periferia e das drogas, que diz respeito, sobretudo nesse último aspecto, aos árabes.

    Divulgação
    Cena do filme 'Dheepan' (Jacques Audiard - França) Sobre um cara que escapa do Sri Lanka e vive nos subúrbios violentos de Paris. O longa está na lista de competidores do festival de Cannes 2015 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena do francês "Dheepan", dirigido por Jacques Audiard

    O que espanta no filme: ele ganhou um festival como Cannes, o que iguala essa premiação ao Oscar recente em matéria de nulidade.

    Como no Oscar, não se trata de um filme incompetente. Tem inclusive alguns momentos felizes, e não sem humor –como quando a mulher de Dheepan conhece o traficante em cuja casa vai trabalhar como doméstica e acha interessante a tornozeleira eletrônica que o rapaz carrega.

    Não é isso, infelizmente, o que dá o tom do filme. É, a bem dizer, o despertar de uma velha França, aquela que julga que os imigrantes (em particular os árabes e os pardos) existem para conspurcar sua terra. Daí para matanças –e das matanças para a transformação do filme numa espécie de "Rambo"– é um pulo.

    editoria de arte/Folhapress
    Os imperdíveis da Mostra de Cinema
    Os imperdíveis da Mostra de Cinema

    Um tanto de repulsa ao estrangeiro, um tanto de "cinema espetáculo", eis em suma um filme fácil de assistir, mas de que a Palma de Ouro poderá se envergonhar.

    DHEEPAN - O REFÚGIO (Dheepan)
    DIREÇÃO Jacques Audiard
    PRODUÇÃO França, 2015, 18 anos
    MOSTRA quinta (22), às 21h15 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1); sábado (24), às 17h30 (Cinearte 1); domingo (25), às 18h (Cine Caixa Belas Artes - Sala Spcine); terça (27), às 21h (Sala Umuarama - CPFL Cultura); quarta (28), às 21h40 (Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024