• Ilustrada

    Wednesday, 26-Jun-2024 00:06:56 -03

    CRÍTICA

    Cinema romeno traz mais uma obra equilibrada em 'Aferim!'

    SÉRGIO ALPENDRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/10/2015 02h43

    O cinema romeno contemporâneo foi supervalorizado por muitos críticos. É certo que filmes interessantes surgiram nos últimos anos, alguns até bons, mas nada que mereça maior entusiasmo.

    Mais um bom filme é "Aferim!", de Radu Jude, premiado com o Urso de Prata de melhor diretor no último Festival de Berlim, e o escolhido pela Romênia para disputar uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

    Filmado em preto e branco e no formato super horizontal do scope (a tela inteira é ocupada), este é o quarto longa de Jude, e o primeiro dele a ser exibido na Mostra de SP.

    Na década de 1830, o policial Costadin é contratado por um nobre local para capturar um escravo cigano foragido. Seu crime: dormiu com a esposa do nobre e se mandou.

    Divulgação
    Credito Divulgacao Legenda Cena do filme Aferim! ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena do filme "Aferim!", de Radu Jude, premiado em Berlim

    Costadin tem a ajuda de seu filho, que durante a perseguição aprende bastante sobre as injustiças da vida e os preconceitos da sociedade (a escravidão será abolida na Romênia alguns anos depois).

    O filme pode passar a impressão de rigor formal, com planos longos e a composição de suas imagens contrastadas, mas creio não ser bem isso que melhor o caracterize.

    Trata-se, na verdade, de uma direção equilibrada, com a câmera perseguindo os atores na maior parte do tempo, ou descrevendo um cenário pelo qual eles irão passar.

    "Aferim!" nos ensina algumas coisas sobre a vida na Romênia da primeira metade do século retrasado (quando o feudalismo parecia ainda prevalecer) e sobre a relação entre os povos do país.

    editoria de arte/Folhapress
    Os imperdíveis da Mostra de Cinema
    Os imperdíveis da Mostra de Cinema

    Há espaço também para o humor, presente em alguns diálogos entre pai e filho e num encontro de ambos com um padre que, de maneira hilária, discorre sobre as diferenças entre os povos. Muitas falas, segundo um letreiro no final do filme, são provenientes de documentos históricos.

    Radu Jude foi assistente de direção de Costa-Gavras em "Amém" e também trabalhou com Cristi Puiu em "A Morte do Sr. Lazarescu" –este, sim, um filme romeno contemporâneo supervalorizado.

    AFERIM!
    DIREÇÃO Radu Jude
    PRODUÇÃO Romênia, Bulgária e República Tcheca, 2015, 12 anos
    MOSTRA quinta (22), às 17h45 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2); sábado (24), às 13h30 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1); terça (27), às 21h20 (Cinesala); segunda (2), às 20h (Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1); quarta (4), às 21h45 (Cinearte 1)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024