• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:46:47 -03

    Helo Rocha repete misticismo de verão 2016 em coleção de inverno

    GIULIANA MESQUITA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    21/10/2015 22h57

    Helô Rocha mudou. Mas essa mudança vem acontecendo desde seu último desfile para, enfim, no inverno 2016, a estilista estrear sua nova marca no quarto dia da São Paulo Fashion Week. Saem o nome Têca e as estampas, entram texturas, a mistura de tecidos e o trabalho manual, que ganham as passarelas da nova Helo Rocha – sem acento mesmo.

    O misticismo, assunto que também foi tema de sua última coleção, aparece de novo nesta estação. De uma viagem a Alto Paraíso (GO), saem os quatro elementos e os doze signos que norteiam todas as pecas. "Existe uma energia muito forte lá", comenta a estilista.

    Terra, fogo, ar e água são representados, respectivamente, por verde, vermelho, preto e branco. Para as temperaturas mais frias do ano, os tons aparecem terrosos e os tecidos mais pesados.

    São rendas, telas, plumas, veludo molhado, couro de píton e bordados misturados em um trabalho de artesanato bem executado. Nem dá pra dizer, de longe, quantas técnicas e texturas existem em cada look. É preciso observar, tocar, sentir.

    As peças ganham golas altas, cintura marcadas por cintos grossos – por vezes bordados nos próprios vestidos –, e mangas longas, em um shape batizado de "vitoriano tropical" por Rocha. Os minicomprimentos (tanto em vestidos quanto em macacões) são uma bem-vinda surpresa da coleção, já que a marca apostava, majoritariamente, em longos fluídos.

    Aqui, a camiseta básica aparece adornada com penas nos ombros e combinada com saia longa cheia de detalhes. A palavra minimalismo não existe no dicionário de Helô Rocha.

    Os acessórios que chamam a atenção na passarela foram criados em parceria com Dani Martins, designer que a estilista conheceu na mesma viagem a Goiás. São cintos, bolsas e penas na cabeça que seguem o mesmo conceito da coleção.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024