• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 16:18:05 -03

    Crítica

    Em coletânea, Nabokov desvenda estrutura e estilo de obras

    ADRIANO SCHWARTZ
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    24/10/2015 02h35

    No segundo volume de sua biografia de Vladimir Nabokov (1899-1977), Brian Boyd reproduz o comentário de um estudante que assistiu a um dos primeiros cursos que o escritor russo ministrou nos Estados Unidos, em 1941. O aluno contava que as aulas eram tão impressionantes que era impossível tomar notas enquanto aquele professor nada convencional falava.

    Em "Lições de Literatura", o leitor brasileiro tem a oportunidade de conhecer um pouco melhor esse professor especial (a editora Três Estrelas já havia publicado "Lições de Literatura Russa"). Ao longo das aulas aqui reunidas, Nabokov busca revelar os "mecanismos internos" de obras centrais de Austen, Dickens, Stevenson, Flaubert, Kafka, Joyce e Proust.

    Em cada texto, o escritor desvenda estrutura e estilo da obra analisada. Assim, aprendemos por que o "inseto monstruoso" em que se transforma Gregor Samsa em "A Metamorfose" é um tipo de "besouro marrom, convexo e do tamanho de um cachorro". Ou por que a história de "O Médico e o Monstro", de Stevenson, apesar de "lindamente construída", não pode se comparar à novela de Kafka.

    Hulton Archive/Getty Images
    Literatura: o escritor russo naturalizado norte-americano, Vladimir Nabokov. (Foto: Hulton Archive/Getty Images) *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
    O escritor russo naturalizado norte-americano, Vladimir Nabokov

    Quase não há discussão biográfica ou de contexto nessas lições. A intenção é que os alunos aprendam os segredos de uma arte que não serve para nada, ainda que possa se tornar decisiva em suas vidas.

    Logo no primeiro texto, Nabokov diz que um leitor sábio não lê um grande livro nem com o coração, nem com o cérebro, e sim com a coluna vertebral: "é de lá que vem o formigamento revelador". A ideia retorna no último texto: "Corremos o risco de perder o melhor da vida se não soubermos como sentir tal formigamento, se não aprendermos a nos erguer só um pouquinho acima do que somos no dia a dia...". Nestes tempos regressivos em que vivemos, essa é uma boa lembrança.

    LIÇÕES DE LITERATURA
    AUTOR Vladimir Nabokov
    TRADUÇÃO Jorio Dauster
    EDITORA Três Estrelas
    QUANTO R$ 79,90 (464 págs.)

    ADRIANO SCHWARTZ é professor de literatura da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024