• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 00:41:58 -03

    Ex-'A Fazenda' se arrisca em HQ de ficção científica com merchadising

    MAURÍCIO MEIRELES
    COLUNISTA DA FOLHA

    26/10/2015 17h34

    O ator e roteirista Felipe Folgosi, participante da quinta edição do programa "A Fazenda", agora resolveu se aventurar nas histórias em quadrinhos. E, para viabilizar "Aurora" (Instituto dos Quadrinhos), apelou para uma tática incomum de financiamento: o merchandising.

    Por isso, os personagens da história de ficção científica usam celulares de uma famosa marca de eletrônicos e dirigem carros de uma marca japonesa.

    Edu Moraes/Record
    Felipe FolgosiAtor e Apresentador. Solteiro, 38 anos.
    Ator começou HQ com roteiro para cinema

    O ex-fazendeiro até tentou, com sucesso, um crowdfunding pela internet. Mas, na hora de produzir a HQ, viu que precisava quase do dobro de páginas.

    "Quando eu dei o roteiro para o Klebs Júnior [publisher do Instituto dos Quadrinhos], ele achou que daria para adaptar em 64 páginas", diz Folgosi. "Fizemos o orçamento em cima disso. Mas, depois de fazer o layout, vimos que 64 ia ser pequeno. Dei uma enxugada, mas mesmo assim ficou com 108 páginas. Quase dobrou o meu custo."

    Felipe Folgosi não pode ser acusado de ser pouco ambicioso. Ele escreveu o roteiro com a história de Rafael -um pescador que testemunha uma tempestade cósmica, ganha super poderes e passa a ser perseguido pelo governo dos EUA- pensando primeiro no cinema americano. O original eram em inglês inclusive. Depois, teve que adaptá-lo para HQ.

    Já tinha até em mente os atores para os papéis, que depois usou para como referência nos desenhos dos personagens. O cientista da história seria Jeff Bridges; o padre, Jeremy irons; a mulher do protagonista, Jennifer Connelly. E quem seria o herói?

    "Uma mistura entre o Ben Affleck e eu", ri o ator.

    O herói da história, depois de enfrentar a tempestade cósmica, fica com marcas pelo corpo seguindo o padrão da via-láctea. Até nisso o ator se inspirou em si mesmo. Quando era criança, Felipe Folgosi gostava de ligar com uma caneta as pintas que tinha pelo corpo.

    Reprodução
    HQ de ficção científica "Aurora", do ator Felipe Folgosi
    HQ de ficção científica "Aurora", do ator Felipe Folgosi

    "Fazendo essa brincadeira, eu vi que tenho alguns padrões geométricos. Uma ex-namorada me relembrou disso. Aí eu pensei: imagina se uma cara nasce, vai fazer um exame e vê que tem uma constelação no corpo dele?"

    NOITES COM OS COLORISTAS

    "Aurora" foi desenhado pro Leno Carvalho e colorizado por um time de seis pessoas - mas com a coordenação de cada etapa por Felipe Folgosi. "Foi um processo bem colaborativo. Cheguei a passar algumas noites com os coloristas, para chegar nos efeitos".

    A história em quadrinhos reflete alguns interesses do ator e roteirista. Primeiro, pela ciência, uma paixão de menino. Depois, pelas teorias da conspiração, que o artista não acha tão conspiratórias assim - ao misturar pesquisa militar, misticismo, astrofísica, maçonaria

    Reprodução
    Em HQ, Felipe Folgosi imaginou atores de cinema nos papéis dos personagens

    "A História é contada pela visão dos vencedores. E muitas vezes por quem detém a informação, quando você vai estudar a História não oficial, você vê que não é bem assim. Pouca gente sabe que a revolução comunista foi bancada por Wall Street, por exemplo. Trostsky foi financiado pelo banqueiro Jacob Schiff. Tem essa coisa hegeliana: há sempre uma tese e uma antítese para se gerar uma síntese", filosofa o ex-fazendeiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024