• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 20:32:25 -03

    Por engano, faxineiros de museu italiano jogam instalação fora

    DE SÃO PAULO

    27/10/2015 18h13

    Faxineiros italianos jogaram fora uma instalação artística do Museu de Arte Contemporânea de Bolzano, Itália, informou o "International Business Times" do Reino Unido. Eles confundiram as 300 garrafas de champanhe vazias, os confetes e as bitucas de cigarro jogadas de "Dove Andiamo a Ballare Questa Sera?" ["Onde Iremos Bailer Esta Noite"], das italianas Goldschmied & Chiari, com lixo.

    "Nós éramos crianças durante a década de 1980, um período de consumismo, hedonismo, especulação financeira, mídia de massa, políticas socialistas e festas", explicaram as artistas na descrição da peça, cujo nome é inspirado por um guia de boates italianas feito pelo ministro das relações exteriores do país na década retratada, Gianni De Michelis.

    A metáfora do fim de festa foi levada ao pé da letra pelos funcionários de limpeza do museu que desmontou a instalação. Letizia Ragaglia, diretora da instituição, disse ao jornal "Alto Adige" ter avisado a equipe.

    Reprodução/museion.it
    Museion. L’opera “Dove andiamo a ballare questa sera?” delle artiste Goldschmied & Chiari, rimossa dal personale addetto alle pulizie sabato scorso (24/10) è stata completamente riallestita e sarà visibile presso la casa atelier di Museion fino al 22/11 prossimo.
    Instalação das italianas Goldschmied & Chiari, jogada fora por faxineiros que a confundiram com lixo

    "Dissemos a eles que limpassem somente o átrio porque foi onde o evento de sexta-feira (23) aconteceu. Evidentemente, eles confundiram as duas coisas", lamentou.

    Para a sorte de todos, os faxineiros tiveram o cuidado de respeitar as regras de separação de lixo reciclável em vidro e papel, facilitando o trabalho do museu de recuperar os materiais e remontar a instalação das artistas italianas.

    Ao site "International Business Times", do Reino Unido, Goldschmied & Chiari declararam: "É preciso mais do que uma vassoura para eliminar uma década de história italiana e declarar uma obra de arte como lixo".

    Não é a primeira vez que instalações de arte contemporânea são confundidas com lixo e jogadas fora. Em fevereiro de 2014, uma peça composta de jornal, papelão e pedaços de biscoito de Sala Murat's, avaliada em € 10 mil também foi jogada fora por uma faxineira italiana.

    Episódios semelhantes também se deram em 2004, quando um saco de papel de Gustav Metzger na Tate Britain foi descartado, e em 2001, com uma coleção de garrafas de cerveja, xícaras de café e cinzeiros de Damien Hirst teve o mesmo destino.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024