• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 22:32:40 -03

    Pinacoteca de SP completa 110 anos; veja oito destaques de seu acervo

    DE SÃO PAULO

    29/10/2015 17h52

    Mateus Bruxel/Folhapress
    Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Jardim da Luz
    Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Jardim da Luz

    Um dos mais importantes museus de arte do Brasil, a Pinacoteca do Estado de São Paulo comemora seus 110 anos nesta quinta-feira (29) com um luxuoso baile no Jardim da Luz.

    Apesar da pompa na celebração, a instituição passou a amargar, neste ano, uma crise. Em março, confirmou que reduziria em 15% seu orçamento e, por causa disso, demitiria 29 de seus funcionários, o que representava 11,5% do total da folha de pagamento.

    Os cortes vieram na esteira de outros na época anunciados por museus ligados à Secretaria de Estado da Cultura em São Paulo.

    Fundada em 1905, a instituição mantém um acervo de mais de 7.000 obras de arte, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias e objetos decorativos. Se sobressaem no arquivo coleções da pintura brasileira dos séculos 19 e 20, de artistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Benedito Calixto.

    Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Anita Malfatti, Cândido Portinari e Di Cavalcanti, modernistas, também fazem parte do patrimônio da instituição.

    A festa beneficente em comemoração ao aniversário do museu reunirá cerca de 800 pessoas. Os convites, ao preço de R$ 800, já estão esgotados. Parte do dinheiro arrecadado com o evento será usado na compra de uma obra histórica para a Pinacoteca. O título ainda não foi escolhido.

    Veja, na galeria, 8 destaques do acervo da Pinacoteca de SP

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024