• Ilustrada

    Monday, 20-May-2024 15:15:57 -03

    Fim de semana do terror: 15 filmes para celebrar o Dia das Bruxas na TV

    MARIA CLARA MOREIRA
    DE SÃO PAULO

    30/10/2015 12h41

    Divulgação
    Cena do filme "A Profecia" (1976)
    Cena do filme "A Profecia" (1976)

    Já que bater na porta dos vizinhos pedindo doces não costuma colar no Brasil, a saída é celebrar o Halloween na frente da TV.

    Entre criaturas mitológicas, demônios e assombrações, o fim de semana tem uma gama variada de atrações para os fãs do terror.

    Do horror à comédia, passando pelo infanto-juvenil, HBO, TNT e Universal, entre outros, exibirão títulos como "A Profecia", " Brinquedo Assassino" e "Hotel Transilvânia". A Folha listou 15 títulos, do menos ao mais assustador. Assista por sua conta e risco.

    *

    "Hotel Transilvânia" - sábado (31), 20h, HBO FAMILY

    trailer

    Assustar humanos pode ser desgastante e monstros também merecem relaxar. É por isso que o conde Drácula mantém um resort cinco estrelas para criaturas sobrenaturais, bem longe –e a salvo– do olhar das pessoas comuns. Para celebrar o aniversário de 118 anos de sua filha, Mavis, ele convida alguns velhos amigos: a Múmia, uma família de lobisomens, o Homem Invisível, Frankenstein e sua mulher, Eunice. Tudo corre bem até Jonathan, um rapaz humano, entrar de penetra e se apaixonar pela filha do vampiro.

    Dirigido por Genndy Tartakovsky, nome por trás de "O Laboratório de Dexter", "Samurai Jack", o filme foi indicado ao Globo de Ouro de animação e gerou uma continuação em 2015.

    "Hotel Transilvânia" é passatempo divertido, sobretudo para àqueles que ainda não chegaram à adolescência. Os mais velhos, porém, podem sentir falta de uma atmosfera menos engraçada e mais sombria, como a do premiado "Coraline e o Mundo Secreto" (2009).

    "A Noiva Cadáver" - sábado (31), 18h13, TNT

    trailer

    A segunda animação da lista foi dirigida por Tim Burton, o que, naturalmente, significa Johnny Depp e Helena Boham Carter como as vozes dos protagonistas em sua versão em inglês. Na trama, Victor é um rapaz que deve se casar com Victoria em arranjo combinado por seus pais. Enquanto ensaia no meio da floresta para o casamento, ele coloca a aliança da futura mulher no que acredita ser um galho. É, na verdade, a Noiva Cadáver, que o leva para o submundo, do qual ele tentará escapar.

    "A Noiva Cadáver" segue à risca a cartilha de Burton: é macabro, cômico, gótico e melancólico, tudo ao mesmo tempo. Nas mãos de outro diretor, a história e sua estética poderiam soar exageradas, mas aqui dialogam com os clássicos "Beetlejuice" (1988) e "O Estranho Mundo de Jack" (1993). Foi indicado ao Oscar de melhor animação em 2006, mas perdeu para "Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais".

    "Inatividade Paranormal 2" - sábado (31), 22h, HBO

    trailer

    Marlon Wayans não é nenhuma referência de atuação, mas coleciona alguns bons momentos, como o primeiro "Todo Mundo em Pânico" (2000). Em "Inatividade Paranormal", ele tentou repetir o feito fortuito, sem muito sucesso. Se o primeiro já foi ruim, o segundo é desastroso, em partes porque Hollywood perdeu a mão na sátira de outros títulos já há algum tempo.

    Aqueles saturados do gênero "found footage" (quando um filme de ficção se passa por documentário perdido), porém, podem dar uma gargalhada ou duas. O filme de Michael Tiddes é tão absurdo que assisti-lo é como se vingar de "Atividade Paranormal". Vale assistir com o controle remoto na mão.

    "Os Espíritos" - sábado (31), 18h05, Syfy

    trailer

    Antes de assumir a franquia "O Senhor dos Anéis", Peter Jackson assinava longas despretensiosos como "Os Espíritos" (1996). Nele, Michael J. Fox é Frank Bannister, charlatão que usa seus poderes mediúnicos para fabricar, solucionar e faturar com casos de assombrações. A boa vida do protagonista é perturbada quando ataques reais da assombração do que parece ser um antigo serial killer começam a acontecer na cidade.

    O terror cômico de Jackson se assemelha a um filho perdido de "Beetlejuice" (1988) e "Os Caça-Fantasmas" (1984). Michael J. Fox está longe de ser um Bill Murray, mas seu carisma sustenta o filme.

    "A Múmia" - sábado (31), 17h40, Megapix

    trailer

    Mais ação que terror, "A Múmia" (1999), de Stephen Sommers, pode dar alguns sustos às almas mais frágeis. Resgatando o fascínio ocidental com o Egito antigo, o filme se baseia no clássico de mesmo nome de 1932, de Karl Freund, e conta a história do aventureiro Rick O'Connel (Brendan Fraser) e da arqueóloga Evelyn Carnarvon (Rachel Weisz). Juntos, eles encontram a tumba do sacerdote amaldiçoado Imhotep e não demora até a busca por riquezas se transformar em algo mais perigoso.

    O filme não causou grande impacto na crítica especializada, mas rendeu US$ 197 milhões nas bilheterias mundiais e quase levou um Oscar para casa, por sua mixagem de som. "A Múmia" dificilmente botará muito medo no espectador, mas promete duas horas de entretenimento razoável.

    "O Lobisomem" - sábado (31), 20h, Megapix

    trailer

    Fechando a dobradinha do Megapix, os maquiadores Rick Baker e Dave Elsey pesam a mão na maquiagem –vencedora do Oscar em 2011– para transformar Benicio del Toro na criatura-título. Seu personagem, Lawrence Talbot, é amaldiçoado após ser mordido por um lobisomem. A atmosfera vitoriana coroa as transformações agoniantes e a grande quantidade de sangue derramado na tela.

    O elenco competente –Anthony Hopkins, Emily Blunt e Hugo Weaving são alguns dos nomes– não consegue tirar o protagonismo dos efeitos visuais de "O Lobisomem", a melhor parte de um filme regular. Para assistir sem compromisso.

    "A Maldição" - sexta-feira (30), 14h30, Syfy

    trailer

    Tom Holland faz sua primeira aparição na lista com esta adaptação do livro homônimo de Stephen King. Robert John Burke é Billy Halleck, um advogado obeso que começa a perder peso após ser amaldiçoado por um cigano –até a situação levá-lo à última consequência.

    "A Maldição" (1996) não usa de sustos para prender o espectador. Ao contrário, é a angustiante situação de Halleck que faz o longa interessante.

    "Ouija: O Jogo dos Espíritos" - sábado (31), 22h, Telecine Premium

    trailer

    Na lista de coisas que não devem servir para brincadeiras, jogos sobrenaturais com espíritos certamente ocupa uma posição. Em "Ouija: O Jogo dos Espíritos", uma garota é encontrada morta após gravar uma sessão com o tabuleiro que dá título ao filme, o objeto que serve de conexão entre o mundo humano e o espiritual. Não demora até seu grupo de amigos entender o mal que ela despertou.

    "O Segredo da Cabana" - sexta-feira (30), 21h35, Universal

    trailer

    Joss Whedon tem o talento de transformar premissas duvidosas em sucessos estrondosos. Foi assim com a adolescente "Buffy: A Caça-Vampiros" (1996), com o cult "Firefly" (2002) e, mais recentemente, com "O Segredo da Cabana".

    A premissa não poderia ser mais batida: um grupo de amigos decide passar um final de semana em uma cabana afastada, na floresta. Lá, tipos conhecidos como o atleta mulherengo e a loirinha veem uma sucessão de matanças ter início.

    Com Chris Hemsworth, Richard Jenkins e Bradley Whitfor no elenco, o longa gera tensão e alguns bons momentos de terror, mas é mesmo sua capacidade metalinguística e sua comédia disfarçada que lhe renderam o ar inovador –e o prêmio de melhor filme de horror no Saturn Awards, premiação americana especializada no gênero.

    "Brinquedo Assassino" - sábado (31), 22h, AXN

    trailer

    Um vilão memorável, alguns sustos e forte tensão é tudo que se pode exigir de um clássico do terror. "Brinquedo Assassino" (1988) possui todos esses ingredientes. Na trama, um assassino em série é morto pela polícia na loja de brinquedos onde se refugia e, graças a um ritual vodu, sua alma possui o boneco Chucky. O menino Andy (Alex Vincent), novo dono do brinquedo, deve impedi-lo de alimentar sua sede de sangue.

    O sucesso do longa de Tom Holland foi tanto que deu origem a cinco longas derivados, entre eles o também clássico "A Noiva de Chucky" (1998). Boa pedida para os fãs do terror kitsch dos anos 1980.

    "Sexta-Feira 13" - sexta-feira (30), 22h00, HBO Plus

    Trailer de "Sexta-Feira 13"

    Quando Steve Christie (Peter Brouwer) reabre o acampamento Crystal Lake, onde 25 anos antes uma criança morreu afogada graças à negligência dos monitores. Agora, os novos funcionários, entre eles Kevin Bacon, se veem caçados por um assassino misterioso.

    Mesmo quem não conhece a história reconhece a máscara de Jason Voorhees imediatamente. O sucesso do primeiro "Sexta-Feira 13" (1980) foi tanto que deu origem a outros 12 filmes. A fórmula pode ter saturado, mas o clássico ainda é capítulo importante na história dos cinema de terror.

    "Livrai-nos do Mal" - sábado (31), 19h, Max Prime

    trailer

    Do título à trama, "Livrai-nos do Mal", do diretor Scott Derrickson ("O Exorcismo de Emily Rose"), tem pouca originalidade. O filme acompanha o policial Ralph Sarchie (Eric Bana) e sua investigação de crimes inexplicáveis. Para solucioná-los, ele recorre ao padre vivido por Edgar Ramirez para combater com exorcismos o mal que se alastra por Nova York.

    Derrickson sabe construir o suspense e entrega alguns bons sustos em "Livrai-nos do Mal". Competente, o longa deixa o espectador tenso, mas não desperta o mesmo medo de "Emily Rose" ou "A Entidade", também do diretor.

    "Você é o Próximo" - sábado (31), 23h35, HBO

    trailer

    Era para ser só mais uma reunião de família, mas, quando menos esperam, os Davidsons se veem caçados por assassinos mascarados em sua própria casa. "Você é o Próximo" passou perto de ser mais um filme sobre a invasão de um lar com localização duvidosa, mas seu diretor, Adam Wingard, entrega momentos de riso culpado entre uma matança e outra. No "gore" atual, está entre os mais divertidos.

    "Invocação do Mal" - sexta-feira (30), 23h10, HBO Plus

    trailer

    James Wan sabe ser assustador. O diretor –que coleciona títulos como "Jogos Mortais" e "Sobrenatural"– vive seu melhor momento em "Invocação do Mal" (2013), longa que conta a história dos investigadores paranormais reais Ed e Lorraine Warren (vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga).

    A história todo mundo já conhece: casal se muda com os filhos para uma casa que, como virão a descobrir, hospeda também uma presença maligna. Escalam, então, a ajuda de pessoal pouco ortodoxo para tentar escapar da assombração.

    "Invocação do Mal" não depende de sustos para ser um grande filme, embora os tenha (e em grande forma). É nas situações mais simples –uma criança incapaz de dormir, com medo de seu quarto escuro, por exemplo– que Wan cria o ápice da tensão, mantida até os créditos finais. Filme para assistir com a luz acesa.

    "A Profecia (1976)" - sexta-feira (30), 22h, Telecine Cult

    trailer

    Um diplomata americano (Gregory Peck) em Londres é convencido por um padre italiano (Martin Benson) a substituir o filho natimorto por outro bebê do hospital, Damien (Harvey Stephens), que nasceu marcado com o "666", símbolo do diabo, na cultura popular. Não demora até acontecimentos estranhos esclarecerem a verdadeira natureza do garoto.

    A clássica história do Anticristo, refilmada em 2006, apela para o imaginário cristão e envolve fácil o espectador. Embalado pela trilha sonora de Jerry Goldsmith, que levou o Oscar em 1977, o diretor Richard Donner faz um bom trabalho em manter o suspense. Em "A Profecia", é o psicológico, não o sangue, que assusta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024