• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 16:43:11 -03

    CRÍTICA

    Filme sobre 'Cidade de Deus' peca por não ouvir diretores criticados

    DAIGO OLIVA
    EDITOR-ADJUNTO DA "ILUSTRADA"

    06/11/2015 02h37

    Você não errou as contas. O documentário que revela o que aconteceu com o elenco de "Cidade de Deus" (2002) dez anos após seu lançamento estreia no circuito de cinemas com atraso de três anos.

    Embora a demora cause estranheza, o interesse pelo filme dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund sobre o caos da guerra do tráfico permanece intacto, assim como o carisma de seus atores.

    A desenvoltura em frente às câmeras e a manemolência nos depoimentos de Leandro Firmino, que viveu o Zé Pequeno adulto, e Alexandre Rodrigues, o Buscapé, atores sem nenhuma experiência na época, provam o acerto de ancorar o filme em torno de um elenco sem rostos conhecidos.

    Divulgação
    Os atores Douglas Silva e Darlan Cunha, que participaram do filme Cidade de Deus, durante gravação do documentário sobre os dez anos do filme. (Foto: Divulgação) *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
    Os atores Douglas Silva (esq.) e Darlan Cunha, que participaram do filme "Cidade de Deus", durante gravação do documentário sobre os dez anos do longa

    Mas, assim como o carisma, o rancor também transborda."Não adianta fazer um filme que é conhecido mundialmente e tá duro, véio", reclama Ivanzinho, que interpretou um dos garotos da gangue do Zé Pequeno. O tom de críticas ao valor do cachê recebido e o contraste com o sucesso de "Cidade de Deus" permeiam todo o documentário.

    Para muitos deles, o longa não serviu de trampolim para outras oportunidades. Mesmo quando houve, caso da série para TV "Cidade dos Homens", o documentário relembra o programa de raspão.

    Em tom inquisitório, o valor pago aos atores é sempre colocado em perspectiva com a estreia em Cannes, as quatro indicações ao Oscar e o frisson em torno da obra que se tornaria emblemática no país.

    Divulgação
    Os atores Douglas Silva e Darlan Cunha, que participaram do filme Cidade de Deus, durante gravação do documentário sobre os dez anos do filme. (Foto: Divulgação) *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
    Os atores Darlan Cunha (esq.) e Douglas Silva no documentário

    É onde reside o ponto negativo do longa. Nem Meirelles nem Lund são ouvidos para comentar a questão. No final do filme, no entanto, um aviso explica que os cineastas se juntaram a uma parte do elenco após "Cidade de Deus" para criar o Cinema Nosso, iniciativa que oferece cursos, oficinas e exibição de filmes.

    CIDADE DE DEUS - 10 ANOS DEPOIS
    DIREÇÃO Cavi Borges e Luciano Vidigal
    PRODUÇÃO Brasil, 2013, 14 anos
    QUANDO em cartaz

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024